Cinema vende ingressos para Homem-Aranha, mas não exibe o filme; saiba o que fazer nesses casos

Milhares de fãs estavam ansiosos pela estreia do novo Homem Aranha: Sem Volta Para Casa no cinema. No entanto, em Natal, no Rio Grande do Norte (RN), alguns que compraram ingressos antecipados tiveram uma surpresa desagradável na última semana.

Isso porque, um cinema da rede Cinépolis vendeu os ingressos para a pré-estreia, mas não exibiu o filme na data prometida. O motivo alegado foi problemas técnicos. Porém, a falta de esclarecimentos aos consumidores gerou revolta e xingamentos contra a rede de cinemas. 

As reclamações incluem a venda de pipoca antes de informar aos fãs que o filme do Homem Aranha não seria exibido, levando muitas pessoas a terem gastos extras e desnecessários provocando maiores frustrações. Na rede social Twitter, uma internauta fez a seguinte reclamação:

“Eles sabiam que o arquivo estava corrompido e mesmo assim colocaram bancadas vendendo pipocas para lucrar em cima da galera. Aproveitaram que tinha mais de 500 iludidos, venderam pipocas e tudo mais, mesmo sabendo que não ia ter”.

Segundo informações do site Cine Pop, a Polícia Militar foi acionada para conter a confusão e colher depoimentos de consumidores prejudicados. Diante do impasse quanto à exibição do Homem Aranha, algumas pessoas foram encaminhadas para outra sala de cinema para assistir ao filme Duna, como uma forma de compensação. 

Outro consumidor reclama que precisou se programar com 15 dias de antecedência para levar o afilhado ao cinema para ver o filme, para no fim, não ser ao menos avisado sobre o ocorrido. “Do que adianta conseguir ingressos para a pré-estreia e ser prejudicado desse jeito?”, questionou o consumidor. 

Veja a seguir algumas dicas sobre os direitos do consumidor no cinema que podem te ajudar a ter uma boa experiência!

Horários, preços e lotação

Informações sobre os horários de exibição do filme, faixa etária, preço do ingresso e a lotação ideal da sala de projeção são obrigatórias. Qualquer alteração na programação deve ser comunicada com antecedência, oferecendo a possibilidade de devolução dos valores pagos.

Qualidade do som e imagem

A boa qualidade do som e da imagem, que são imprescindíveis para uma sessão agradável e sem transtornos, também são direitos do consumidor.

Alimentos

Se o estabelecimento em questão vende produtos alimentícios no saguão de espera de sua sala de projeção, não poderá proibir a entrada de pessoas portando alimentos similares adquiridos em outros locais.

Por outro lado, se a sala de apresentação não comercializar nenhum tipo de alimento dentro de suas dependências, poderá haver esse tipo de proibição desde que o consumidor seja previamente avisado de forma clara e precisa.

Bebidas

O cinema também pode restringir bebida alcoólica e embalagens como latas e garrafas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.