Mais da metade dos brasileiros desejam trocar de carreira após a pandemia da COVID-19

A pandemia mudou o estilo de vida das pessoas em todo o mundo, no Brasil, boa parte da população deseja uma mudança de carreira após a “volta da vida normal”. Esse comportamento é reflexo de um novo estilo de vida.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Ainda estamos vivendo tempos de pandemia, mas o estilo de vida da população já foi modificado, reflexo disso é o desejo dos brasileiros em mudar de profissão.

De acordo com o relatório Protegendo o Futuro do Trabalho, feito pelo Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), 53% dos brasileiros consultados tem o desejo de mudar de profissão após a pandemia, confira abaixo as justificativas para essa alteração:

  • 50% querem equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • 49% estão em busca de salários melhores;
  • 31% desejam alcançar uma função mais significativa;
  • 31% querem menores jornadas de trabalho;
  • 14% tem o desejo de encontrar um trabalho que lhes dê prazer.
publicidade

Como mudar de carreira?

O desejo de mudança pode ser algo verdadeiro, mas não é uma coisa fácil de se fazer, como aponta o CEO do Cebrac, Rogério Silva:

“É preciso se capacitar para as funções da nova área…Com o avanço da tecnologia e do meio digital, alguns cursos estão passando por atualizações e outros estão sendo criados. O mercado de trabalho sempre sofre transformações e a sociedade precisa acompanhá-las”.

Veja abaixo nossas dicas que podem te ajudar nessa transição:

Faça uma lista de áreas que te atraem

Se você vai trocar de área de trabalho, é necessário ir em busca de algo que seja atrativo para você.

Assim, faça listas, com o que pretende fazer e outra com motivos para essa mudança, cabe citar o tempo de trabalho, a remuneração, entre outras questões.

Essa relação pode te ajudar a ter coragem de ir em frente, afinal, a mudança não acontece de uma hora para outra e necessita de coragem.

publicidade

 “Se a mudança faz brilhar os olhos, não hesite em deixar o medo de lado e seguir em busca da realização profissional”, ressalta Jefferson Vendrametto, diretor e especialista em educação do Cebrac.

Faça pesquisa sobre a nova carreira

Saiba todos os pontos positivos e negativos antes de começar e ser surpreendido, eles, inclusive, podem entrar na sua lista.

Programe-se financeiramente

A transição não vai acontecer de uma hora para outra, assim, é importante ter em mente que você precisa de uma reserva para se manter.

publicidade

Invista em cursos

A qualificação vai te ajudar enquanto profissional e também te abrir portas de emprego. Inclusive, durante o curso você pode encontrar outros caminhos dentro da área escolhida.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.