Bolsa de Valores voltando a subir? Bradesco BBI projeta Ibovespa alcançando 130 mil pontos em 2022

Nesta quinta-feira (16), o Bradesco BBI divulgou relatório revisando estimativas para o Ibovespa em 2022. A instituição avalia que as ações brasileiras seguem sendo um caso de alto risco, diante de incertezas, mas têm uma assimetria para o lado positivo. O banco estima que a Bolsa de Valores voltará a subir em 2022.

Bolsa de Valores voltando a subir? Bradesco BBI projeta Ibovespa alcançando 130 mil pontos em 2022
Bolsa de Valores voltando a subir? Bradesco BBI projeta Ibovespa alcançando 130 mil pontos em 2022 (Imagem: Montagem/FDR)

O Bradesco BBI prevê que o Ibovespa alcançará 130 mil pontos no final do próximo ano. Anteriormente, a estimativa era de que o principal índice da B3 fosse negociado a 150 mil pontos no período.

De qualquer modo, caso as estimativas se concretizem, o Ibovespa aumentaria 21% em comparação ao fechamento desta quinta. O encerramento recente foi aos 108.326 pontos.

Principal fator para a Bolsa de Valores voltar a subir em 2022

Segundo a casa, o principal estimulador positivo para a Bolsa no próximo ano será uma certeza, cada vez maior, de um profundo ajuste fiscal após as eleições. Desse modo, os analistas acreditam que o mercado poderá apresentar uma retomada significativa.

Outros catalisadores para as ações brasileiras, segundo o banco, são o maior apetite mundial ao risco, surpresas favoráveis no crescimento do lucro das companhias e dissipação dos riscos inflacionários — em meio ao aperto monetário no início de 2022.

Até o terceiro trimestre do próximo ano, período anterior às eleições presidenciais, a instituição projeta que existirá pouca visibilidade nos ajustes da política pós-eleitoral.

Neste sentido, há a preferência por nomes de consumo discricionário e industriais, além de financeiros. A recomendação é ‘overweight’ (acima da média do mercado). A casa tem posição neutra em consumo básico e energia. Em materiais, há indicação ‘underweight’ (abaixo da média).

O Bradesco BBI afirma que sua “alocação com preferência para nomes cíclicos fornece exposição à opcionalidade política como, por exemplo, o risco de que o próximo governo venha a realizar um ajuste fiscal profundo”.

A casa também considera que o índice MSCI está barato. Na perspectiva global, este índice apresenta um dos piores desempenhos. Os analistas entendem que isso é um claro sinal de as ações locais não vêm participando da “festa” das ações mundiais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.