Aumentam os pedidos de seguro-desemprego nos EUA; entenda os motivos

Desemprego afeta diversas regiões ao redor do mundo. Nessa semana, um levantamento feito pelo Departamento do Trabalho relevou que a população dos Estados Unidos vem sofrendo com a falta de oportunidade e demissões no mercado. Mais de 206 mil pessoas foram afastadas de seus cargos. Acompanhe.

Aumentam os pedidos de seguro-desemprego nos EUA; entenda os motivos (Imagem: FDR)
Aumentam os pedidos de seguro-desemprego nos EUA; entenda os motivos (Imagem: FDR)

O novo coronavírus vem impactando negativamente a economia de diversos países. A população dos Estados Unidos passou a solicitar o seguro desemprego como uma forma de manter uma fonte de renda mínima. Em comparação com 2020, houve um aumento de 18 mil pedidos do benefício.

De acordo com as previsões dos analistas, o esperado para 2021 eram 195 mil entradas no seguro desemprego. Apesar disso, a média contabilizada em quatro semanas é de 203.750, a menor desde novembro de 1969, detalha o relatório.

Solicitação do seguro desemprego no Brasil

Em território nacional, a população também vem sentindo fortemente os impactos econômicos da pandemia. Milhares de brasileiros perderam suas vagas no mercado de trabalho e passaram recorrer ao seguro desemprego ou atuar como informais.

No Brasil, para poder receber o benefício é preciso:

  • Comprovar não ter condições financeiras sustentar a si e/ou a própria família;
  • Não receber benefício previdenciário, com exceção para o auxílio acidente, auxílio suplementar e abono de permanência em serviço;
  • Atender a carência de tempo de trabalho exigida, conforme a situação

Quem pode solicitar o seguro desemprego?

  • Trabalhador demitido sem justa causa;
  • Trabalhador com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo;
  • Pescador profissional durante o período do defeso.

Média do valor do seguro desemprego

Solicitação Exigências Número de parcelas
Primeira 12 meses de trabalho 04
24 meses de trabalho 05
Segunda 09 meses de trabalho 03
12 meses de trabalho 04
24 meses de trabalho 05
Terceira 06 meses de trabalho 03
12 meses de trabalho 04
24 meses de trabalho 05

Documentos exigidos para liberação do seguro desemprego

  • Trabalhador Formal: documento de identificação e comprovante de inscrição PIS/PASEP;
  • Trabalhador doméstico ou pescador: documento de identificação;
  • Trabalhador Resgatado: comprovante de inscrição no Programa de Integração Social (PIS), Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Termo de Rescisão do Contrato e comunicação de dispensa do trabalhador resgatado.

 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.