Atenção! População de Ouro Preto deve ficar isenta da conta de água

Irregularidade de contrato anula as contas de água em Ouro Preto (MG). Nessa semana, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) e o Procon de Ouro Preto informaram que a população da cidade não deverá pagar as cobranças da Saneouro. A empresa é responsável pelo saneamento da região. Entenda.

Após descobrir irregularidades no contrato da Saneouro, o Procon de Outro Preto informou que a população não deverá pagar as contas de água referentes a este fim de ano. O comunicado foi oficializado na última sexta-feira (10) e será válido para todos os moradores.

Isenção nas contas de água

O motivo da decisão é que a empresa não cumpriu as cláusulas do contrato que garantia a concessão de seus serviços por 35 anos. É válido ressaltar que a Saneouro está atuando na cidade desde 2020.

De acordo com o diretor do Procon local, Narcísio Gonçalves Maciel, foi realizada uma auditoria para determinar as obrigações da empresa. Nela, descobriu-se que a marca não atingiu a meta estipulada no contrato de que só enviaria taxações a população se 90% dos hidrômetros fossem instalados em até 24 meses.

Segundo analises feita na cidade, apenas 73% das instalações foram realizadas. O procurador geral de Outro Preto, Diogo Santos, alegou que a população foi pega de surpresa com a cobrança na conta de água.

Já notificamos a empresa, por meio do Procon, para que as contas sejam suspensas”, disse Santos.

Para quem receber o boleto, o Procon orienta procurar a Saneouro solicitando a troca da tarifa básica com um valor de R$ 22. Caso a solicitação seja negada, o titular pode entrar com uma denúncia na Arisb-MG ou no Procon do município.

“Esse risco já estava previsto desde o lançamento do edital em razão da própria natureza da atividade, pois a questão de saneamento básico em Ouro Preto sempre foi sensível ao clamor popular”, afirmou o procurador-geral Diogo dos Santos.

Até o momento a empresa não se pronunciou sobre a situação. A prefeitura municipal, por sua vez, vem monitorando os casos e já está em negociações para resolver os contratos de saneamento da região.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.