Questões discursivas no Enem? Entenda projeto que deve mudar a prova

Mudanças no Enem podem acontecer a partir de 2024 e devem seguir as alterações do Ensino Médio que passam a valer no próximo ano. O projeto ainda será analisado e votado; mas te ajudamos a entendê-lo.

Questões discursivas no Enem? Entenda projeto que deve mudar a prova
Questões discursivas no Enem? Entenda projeto que deve mudar a prova (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio deve sofrer alterações a partir de 2024, é o que prevê o relatório aprovado pela comissão formada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para definir como será o Novo Enem.

Essas alterações devem acompanhar as mudanças feitas no Novo Ensino Médio que passam a ser válidas em 2022.

De acordo com essas mudanças os estudantes dessa etapa de ensino terão 40% de sua carga horária de aulas destinada aquela área que cada um escolher.

Questões discursivas no Enem

Atualmente a única parte discursiva do exame é a prova de redação, de acordo com o documento aprovado pela Comissão e que a Veja teve acesso, a ideia é a seguinte: inserir questões dissertativas em que os conhecimentos dos estudantes serão avaliados quanto as competências da BNCC.

“Observou-se um certo consenso acerca da necessidade de incluir questões dissertativas no exame para avaliar uma formação com ênfase no desenvolvimento de competências como propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ”, afirma a comissão no documento.

Segundo a BNCC, os estudantes devem sair de cada uma das etapas da educação básica com as seguintes competências:

  1. Conhecimento
  2. Pensamento científico, crítico e criativo
  3. Repertório cultural
  4. Comunicação
  5. Cultura digital
  6. Trabalho e projeto de vida
  7. Argumentação
  8. Autoconhecimento e autocuidado
  9. Empatia e cooperação
  10. Responsabilidade e cidadania

Vale lembrar que há ainda as competências especificas de cada área do conhecimento.

Assim, é possível, por exemplo, que em uma questão discursiva, também chamada de “questão aberta”, o estudante seja avaliado quanto a sua cidadania, o que pode ser feito através da resolução de problemas do cotidiano.

Essa é apenas uma das mudanças propostas pelo texto, elas começariam a ser aplicadas apenas em 2024, pois, é o tempo estimado em que todas as alterações do Novo Ensino Médio passam a ser válidas.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.