Por que 1 em cada 5 bolsas integrais do Prouni não foram preenchidas em 2020?

Programa teve queda na ocupação das vagas disponíveis no ano de 2020, já em 2021 houve redução na oferta de bolsas de estudos do Prouni. Essas questões serviram de justificativa para mudanças no programa.

Por que 1 em cada 5 bolsas integrais do Prouni não foram preenchidas em 2020?
Por que 1 em cada 5 bolsas integrais do Prouni não foram preenchidas em 2020? (Imagem: FDR)

De acordo com levantamento feito pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), em 2020 1 em cada 5 bolsas integrais oferecidas no Prouni não foi preenchida. Ano passado foram oferecidas 182.983 bolsas integrais no Programa Universidade Para Todos.

Bolsas integrais do Prouni ociosas

Não se sabe exatamente o motivo dessa ociosidade nas bolsas de estudos. Inclusive, alguns especialistas enfatizam que é necessário realizar um estudo para entender melhor o que está acontecendo.

“O governo deveria fazer um estudo de caso, entender essa política e ver quais são as falhas que não estão contemplando todos os alunos”, afirma Maria Isabel Souza, doutoranda em Educação pela UFPE.

Essa ociosidade na ocupação das vagas pode ser um dos motivos da redução na oferta de bolsas integrais que aconteceu nesse ano.

De acordo com a Frente Parlamentar da Educação, de 2020 para 2021 houve uma redução de quase 30% nas bolsas; em termos numéricos, no ano passado foram 420,3 mil bolsas, já nesse ano o número caiu para 296,3 mil.

Mudanças no Prouni

Essas vagas que não foram preenchidas serviram de justificativa para a mudança mais recente no programa proposta pelo Presidente Jair Bolsonaro.

Em MP assinada pelo presidente e publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de dezembro modifica uma regra que poderá fazer com que essa ociosidade diminua, é o que defende o governo federal.

Com a Medida Provisória, estudantes que fizeram o ensino médio em instituições privadas na condição de pagantes poderão se inscrever no Prouni.

Essa medida tem sido bastante questionada tanto pela mudança na essência do Prouni, quanto pela falta de discussão sobre o tema antes da publicação da MP.

A maioria dos especialistas em educação defende que seja feito um estudo para entender os motivos dessas vagas não estarem preenchidas antes que uma ação seja tomada pelo Governo Federal.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.