Saiu a nota do Encceja! E agora, como emitir o certificado de conclusão?

Depois de uma longa espera, o INEP se antecipou e divulgou a nota do Encceja 2020. O exame é uma das formas de se obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.

Saiu a nota do Encceja! E agora, como emitir o certificado de conclusão?
Saiu a nota do Encceja! E agora, como emitir o certificado de conclusão? (Imagem: FDR)

A divulgação do resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos estava previsto para acontecer nessa segunda-feira, 13.

Mas, o INEP decidiu adiantar e publicou o resultado na última sexta-feira, 10, a divulgação do desempenho dos participantes reclamarem da demora.

Isso porque, as provas foram aplicadas no dia 29 de agosto desse ano, inclusive, o INEP informou a data de divulgação do resultado do ENEM antes de dar uma satisfação aos participantes do Encceja.

Como emitir o certificado do Encceja?

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 devem primeiro consultar o resultado da prova; para isso é necessário acessar o site do Encceja e seguir os passos abaixo:

  • Clicar em Acompanhar a Sua Inscrição;
  • Na página Gov.com, inserir o CPF e a senha, os mesmos dados usados durante o cadastro;
  • Selecionar a figura indicada no campo obrigatório
  • Clicar em enviar e pronto!

O resultado deve ser carregado na tela; caso você tenha sido aprovado, terá direito ao certificado de conclusão da etapa de educação que você fez a prova.

Feito isso, se o participante tiver sito aprovado ele terá que solicitar a emissão do seu certificado de conclusão.

Esse procedimento é feito pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Assim, o candidato aprovado deve se dirigir até a unidade escolhida durante a inscrição e fazer a solicitação de emissão; para isso ele vai precisar dos seus documentos pessoais:

RG, CPF (cópia e original); Boletim do Participante, que pode ser emitido a partir da mesma página de consulta do resultado.

Também na unidade de ensino o participante será informado sobre o prazo para buscar o seu certificado.

Vale lembrar que o certificado de conclusão emitido o através do Encceja é aceito em todos os processos seletivos.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.