Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022

Pagamento do IPVA tem calendário anunciado no Acre. Nessa semana, o governo do estado disponibilizou as datas para a prestação de contas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em 2022, a população poderá ter um desconto de 10% se aderir a cota única. Já o parcelamento poderá ser feito em até três vezes.

Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: FDR)
Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: FDR)

O fim do ano significa também a divulgação dos calendários do IPVA. Para quem reside no Acre, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) acaba de disponibilizar as datas de pagamento.

O primeiro boleto vence no fim de janeiro e o prazo máximo se encerra em março, para quem optar pela divisão da cobrança.

Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: FDR)
Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: Sefaz-AC)

Descontos e parcelamentos

Além do calendário, a Sefaz também informou como funcionará o pagamento. A cota única deverá ser quitada até o último dia de janeiro e irá garantir um desconto de 10% no valor total do imposto.

Porém, quem não tiver a quantia integral pode optar pelo parcelamento que se manterá entre janeiro e março, com o prazo de vencimento no fim de cada mês. Os boletos ficarão disponíveis em breve, pelo portal do Detran, para acessar basta informar o número do Renavan.

Há uma grande novidade. Pela primeira vez a população poderá utilizar o PIX para fazer o pagamento.

“Em relação à novidade do Pix, nosso estado foi o primeiro a implantar o Pix para o recebimento dos nossos tributos estaduais, isso facilita tanto para a Fazenda reconhecer esses pagamentos, como para o contribuinte, que pode fazer o pagamento por qualquer banco e conta que ele tiver”, informou o diretor de administração tributária da Sefaz, Clóvis Gomes.

A alíquota será a mesma aplicada desde 2002, o que significa uma taxação de 2% para veículos de passeio, caminhonetes e 1% para motocicletas, caminhões e ônibus.

Esse ano teve um fato atípico por conta de alguns problemas nas montadoras de veículos, que a oferta foi pouca e isso fez com que os veículos usados tivessem um aumento de preço grande. E o imposto é calculado sobre o valor do veículo, e como o valor do veículo aumentou em relação ao ano anterior, o IPVA vai ficar um pouco mais caro”, explicou.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.