Começou a cobrança do novo juros do empréstimo consignado do INSS

Taxas de juros para linhas de crédito do INSS são ajustadas. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que modificou os limites das tarifas de seu empréstimo consignado. A medida afeta quem solicitar valores antecipados e também os serviços de cartões de crédito.

Começou a cobrança do novo juros do empréstimo consignado do INSS (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Começou a cobrança do novo juros do empréstimo consignado do INSS (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Os segurados do INSS devem ficar atentos, pois as taxas de juros do empréstimo consignado foram reajustadas. Em publicação no Diário Oficial da União, o órgão informou que os aposentados e pensionistas pagarão 2,14% ao mês quando solicitarem seus serviços de créditos.

Até então, a taxação era de 1,80%. No caso das operações com cartões de crédito, o reajuste foi de 3% para 3,06% ao mês. Em comunicado, o INSS afirma que a medida foi adotada mediante recomendações do Conselho Nacional de Previdência Social, do Ministério do Trabalho e Previdência.

Segundo o secretário de Previdência do ministério, Leonardo Rolim, os valores são referentes ao teto e não a taxa final que vai ser aplicada.

Os conselheiros reconheceram a necessidade de alterar a taxa para se adequar às oscilações do mercado financeiro e ressaltaram a importância da educação financeira para aposentados e pensionistas do INSS,” disse.

Quem tem direito ao empréstimo consignado INSS

  • Servidores públicos aposentados; e
  • Do setor privado os aposentados, pensionista e quem recebe alguns benefícios contínuo.

Quando não solicitar um consignado?

Diante do atual cenário de crise econômica, a população deve ficar atenta a esse tipo de serviço. Ainda que o consignado tenha uma baixa taxa de juros, é preciso ter sabedoria ao optar pela linha de crédito. Analistas econômicos afirmam que ela não deve ser solicitada nos seguintes casos:

  • Para pagar compras do dia-a-dia. Se você precisa de empréstimos para isso, o mais adequado é rever seu orçamento, cortar gastos ou aumentar sua renda.
  • Para fazer investimentos financeiros. Ainda que mais baixos, os juros do crédito consignado são muito superiores ao rendimento das aplicações oferecidas pelas instituições financeiras.
  • Alguém te pedir dinheiro emprestado. Se um familiar ou amigo pedir para contratar o empréstimo em seu nome, não aceite. Essa pessoa pode acabar se enrolando e quem irá pagar a dívida é você.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.