Começou a cobrança do novo juros do empréstimo consignado do INSS

Taxas de juros para linhas de crédito do INSS são ajustadas. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que modificou os limites das tarifas de seu empréstimo consignado. A medida afeta quem solicitar valores antecipados e também os serviços de cartões de crédito.

Começou a cobrança do novo juros do empréstimo consignado do INSS (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Começou a cobrança do novo juros do empréstimo consignado do INSS (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Os segurados do INSS devem ficar atentos, pois as taxas de juros do empréstimo consignado foram reajustadas. Em publicação no Diário Oficial da União, o órgão informou que os aposentados e pensionistas pagarão 2,14% ao mês quando solicitarem seus serviços de créditos.

Até então, a taxação era de 1,80%. No caso das operações com cartões de crédito, o reajuste foi de 3% para 3,06% ao mês. Em comunicado, o INSS afirma que a medida foi adotada mediante recomendações do Conselho Nacional de Previdência Social, do Ministério do Trabalho e Previdência.

Segundo o secretário de Previdência do ministério, Leonardo Rolim, os valores são referentes ao teto e não a taxa final que vai ser aplicada.

Os conselheiros reconheceram a necessidade de alterar a taxa para se adequar às oscilações do mercado financeiro e ressaltaram a importância da educação financeira para aposentados e pensionistas do INSS,” disse.

Quem tem direito ao empréstimo consignado INSS

  • Servidores públicos aposentados; e
  • Do setor privado os aposentados, pensionista e quem recebe alguns benefícios contínuo.

Quando não solicitar um consignado?

Diante do atual cenário de crise econômica, a população deve ficar atenta a esse tipo de serviço. Ainda que o consignado tenha uma baixa taxa de juros, é preciso ter sabedoria ao optar pela linha de crédito. Analistas econômicos afirmam que ela não deve ser solicitada nos seguintes casos:

  • Para pagar compras do dia-a-dia. Se você precisa de empréstimos para isso, o mais adequado é rever seu orçamento, cortar gastos ou aumentar sua renda.
  • Para fazer investimentos financeiros. Ainda que mais baixos, os juros do crédito consignado são muito superiores ao rendimento das aplicações oferecidas pelas instituições financeiras.
  • Alguém te pedir dinheiro emprestado. Se um familiar ou amigo pedir para contratar o empréstimo em seu nome, não aceite. Essa pessoa pode acabar se enrolando e quem irá pagar a dívida é você.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.