Programa Internet Brasil: Novo sistema libera acesso grátis ao mundo web

Governo federal cria novo programa para fornecer internet. Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro assinou um projeto de lei que tem como objetivo conceder acesso gratuito à internet banda larga móvel. A medida será destinada para os alunos das escolas públicas que cumprirem os critérios abaixo.

Programa Internet Brasil: Novo sistema libera acesso grátis ao mundo web (Imagem: FDR)
Programa Internet Brasil: Novo sistema libera acesso grátis ao mundo web (Imagem: FDR)

Um novo projeto social acaba de ser criado no Brasil. Bolsonaro divulgou o Programa Internet Brasil que irá permitir com que os estudantes da rede pública de ensino tenham acesso gratuito a internet. A medida foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (08) e deve ser implementada em 2022.

Detalhes do Programa Internet Brasil

Pelo texto, os estudantes terão acesso a 700 mil chips que serão distribuídos para quem estiver inscrito no Cadastro Único. As redes de ensino ficarão responsáveis pela concessão, garantindo que cada aluno consiga ter acesso a conexão de forma gratuita.

De acordo com a publicação no DOU, o projeto irá:

  • viabilizar aos alunos o acesso a recursos educacionais digitais, incluídos os disponibilizados pela rede pública de ensino;
  • ampliar a participação dos alunos em atividades pedagógicas não presenciais;
  • contribuir para a ampliação do acesso à internet e a inclusão digital das famílias dos alunos;
  • apoiar as políticas públicas que necessitem de acesso à internet para a sua implementação, incluídas as ações de Governo Digital.

Apesar de estar vinculada ao Ministério da Educação, a medida será gerenciada pelo Ministério das Comunicações. O valor a ser investido para a aquisição dos chips ocorrerá a partir as seguintes contrapartidas e doações:

  • dotações orçamentárias da União;
  • contrapartidas financeiras, físicas ou de serviços, de origem pública ou privada;
  • doações públicas ou privadas;
  • e outros recursos destinados à implementação do Programa Internet Brasil, oriundos de fontes nacionais e internacionais.

Veto da proposta

É válido ressaltar que o debate sobre concessão de internet para quem é da rede pública acontece há meses. No início do ano, uma proposta similar foi entregue para Bolsonaro que recusou a adoção sobre a afirmação de não se tratar de uma medida necessária que iria gerar gastos ao governo.

No entanto, o chefe de estado vem atualizando e reforçando sua agenda social para estreitar laços e garantir sua reeleição em 2022.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.