Campo Grande oferece sorteios para quem pagar IPTU 2022 em dia

A Prefeitura de Campo Grande anunciou uma medida um tanto inusitada. A partir do mês de junho de 2022, acontecerão sorteios para os contribuintes que efetuarem o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em dia.

Campo Grande oferece sorteios para quem pagar IPTU 2022 em dia
Campo Grande oferece sorteios para quem pagar IPTU 2022 em dia. (Imagem: FDR)

Ao todo, serão 24 prêmios, ou seja, 24 oportunidades de receber um ‘agrado’ por não deixar este débito para depois. Entre esses 24 prêmios estão três automóveis 0 km. Os interessados podem conferir todas as regras de participação no concurso através do Diogrande. 

A participação nos sorteios do IPTU está liberada tanto para pessoa física quanto jurídica, desde que possua o cupom com o número da inscrição imobiliária predial ou territorial. Este cupom será fornecido para quem receber o carnê azul e pagar o tributo até a data de vencimento, seja à vista ou parcelado. 

Também podem participar do concurso quem receber o carnê amarela e regularizar todo e qualquer débito inscrito ou não em dívida ativa, até um dia útil antes do sorteio.

Mas para isso, será preciso apresentar o comprovante de quitação do débito ou do parcelamento dos mesmos através dos postos de atendimento da prefeitura. 

De toda forma, em ambos os casos é necessário preencher um cupom para participar do sorteio, que deverá ser depositado na urna própria do “IPTU dá Prêmios”.

É essencial que o preenchimento seja legível, contendo informações como o nome completo, número do CPF ou CNPJ, RG, endereço completo e telefone para contato. 

Na circunstância de imóveis alugados, será obrigatório constar no cupom para os sorteios de prêmios vinculados ao IPTU, o nome e o CPF do proprietário do imóvel.

Rasuras, adulterações ou emendas que impeçam a identificação da autenticidade não serão considerados válidos. As urnas para depósito dos cupons estão situadas nos seguintes locais:

  • Paço Municipal;
  • Central de Atendimento ao Cidadão;

Demais locais devem ser definidos em breve pela Comissão Organizadora dos sorteios do IPTU. É importante mencionar que todos os sorteios acontecerão em espaços públicos, normalmente, na entrada da Central de Atendimento ao Cidadão, sendo que todo cupom sorteado não retornará para a urna. 

O primeiro sorteio para quem pagar o IPTU em dia está marcado para o dia 17 de junho de 2022, o segundo para o dia 17 de agosto e o terceiro para o dia 17 de outubro.

Cada um dos sorteios terá como prêmios um automóvel 0 km, uma motocicleta o km, três televisões e três aparelhos de ar-condicionado. Os ganhadores poderão receber os prêmios dentro do prazo máximo de 90 dias. 

IPTU

O IPTU é o imposto incidente sobre as propriedades construídas em perímetro urbano, ou seja, é cobrado anualmente de proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais de uma cidade.

Tendo em vista que ele incide sobre cada propriedade, o contribuinte que tiver mais de um imóvel registrado em sua titularidade, deverá arcar com as despesas de todos eles. Se ele possuir cinco imóveis, será preciso pagar cinco IPTUs.

É importante destacar que, se a propriedade for urbana, mas ele possuir apenas o terreno sem construção, será pago o Imposto Territorial Urbano (ITU). Porém, se o terreno se encontrar fora do perímetro urbano, a taxa incidente é a do Imposto Territorial Rural (ITR). Ambos possuem uma base de cálculos e alíquotas distintas do IPTU.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.