Quais são os 60 mil imóveis do RJ que terão direito a isenção do IPTU?

População do Rio de Janeiro pode se isentar de quitar alguns tributos. O fim do ano chegou e com isso os cidadãos passam a organizar os boletos referentes aos impostos. Em 2022, esperasse que 60 mil imóveis fiquem livres da quitação do IPTU, segundo informes do governo estadual. Entenda os detalhes abaixo.

Quais são os 60 mil imóveis do RJ que terão direito a isenção do IPTU (Imagem: FDR)
Quais são os 60 mil imóveis do RJ que terão direito a isenção do IPTU (Imagem: FDR)

Anualmente o cidadão precisa prestar conta do IPTU. O imposto é destinado há aqueles que são titulares de algum imóvel ou tiveram no contrato de locação a taxação repassada.

É por meio do tributo que o governo estadual arrecada fundos para a manutenção de sua contabilidade, porém no próximo ano muitos ficarão isentos.

Quem não precisa pagar o IPTU RJ em 2022?

Na última semana, o governo do estado informou que cerca de 60 mil imóveis comerciais e residenciais ficarão isentos do pagamento do IPTU. Eles estão localizados entre as zonas Norte e Oeste e em 2018 tiveram aumento no imposto devido ao acréscimo de área construída.

Para esse grupo, o pagamento poderá ser dispensado ou então haverá uma redução média de 30% no valor total, o que significa um abatimento médio de R$ 821. De acordo com o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, a decisão será válida a partir de janeiro.

Essa redução é para aqueles que tiveram aumento da área edificada em mais de 100% do imóvel original, e esses casos ocorreram especificamente nas zonas Norte e Oeste. Muitas vezes, esses acréscimos no tamanho ocorreram há décadas, então, estamos adequando esses acréscimos para a idade original da primeira construção — detalhou.

O gestor explicou que de modo geral os beneficiários serão a população mais vulnerável. Com isso, esperasse uma correção social mediante o funcionamento do tributo. É válido relembrar em 2018 a região teve um encarecimento de 48% no IPTU.

Estamos buscando dar mais desconto para os que foram mais prejudicados e que têm dificuldade de pagar o seu IPTU. Esse número de imóveis contemplados pode parecer pequeno quando se olha a cidade inteira, mas para a população das zonas Oeste e Norte, é bem significativo — resumiu Pedro Paulo.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.