13° salário pode ser usado para bancar seu IPVA e IPTU; como organizar as finanças?

Fim de ano, época em que os trabalhadores de carteira assinada e outros com arranjos contratuais recebem o 13º salário, uma renda extra que pode ser usada para bancar IPTU, IPVA 2022 entre outras despesas que ajudarão a organizar as finanças.

Muitos dos que recebem o benefício já receberam a primeira parcela no primeiro semestre, enquanto alguns optam por aguardar a parcela única no fim do ano.

Como organizar as finanças com a gratificação?

  • Pagar dívidas: ter dívidas atrasadas pode significar uma grande dor de cabeça, a renda extra do 13° pode ser utilizada para te ajudar nesse momento. Uma boa dica é priorizar as dívidas com maior atraso e que está sujeita a maiores juros.
  • Pagar despesas extras: o planejamento financeiro é algo que não pode ser deixado de lado. Ao se organizar financeiramente você irá se prevenir de imprevistos que podem trazer a maior dor de cabeça.

Coincidindo com a época do recebimento do 13º salário, algumas despesas extras como IPTU, IPVA, festas e despesas escolares, começam a surgir e apesar de serem despesas anuais, para quem não se prepara financeiramente é sempre um susto aquela quantidade de dinheiro necessária para o momento.

O 13° pode te ajudar, se não com todas as despesas, pelo menos a arcar com parte delas.

  • Poupar dinheiro: para quem pôde se preparar financeiramente para as despesas extras de fim de ano e o 13° salário é de fato uma renda extra, a dica é não sair por aí gastando com qualquer coisa. Pare e pense “como posso aproveitar a gratificação de forma inteligente?”. Lembre-se, o dinheiro pode trabalhar a seu favor, poupe, faça uma poupança e crie sua reserva financeira, outra dica importante é reforçar os investimentos já feitos.

O que é o 13º salário?

O 13° salário ou Gratificação de Natal, é uma bonificação criança em 1962 por meio da Lei 4.090/62. O salário é uma renda a mais que contempla trabalhadores com carteira assinada.

A gratificação é proporcional ao tempo trabalhado, ou seja, se uma pessoa trabalhou metade do ano na mesma empresa ela deve receber a metade do valor.

Quer saber quanto você vai receber? Acesse aqui o simulador do 13°!