Cálculo de rendimento da poupança pode mudar! Você vai ganhar mais ou menos?

O cálculo de rendimento da poupança pode mudar, caso a taxa Selic fique acima de 8,5% ao ano. Nesta terça-feira (7), o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, inicia a última reunião deste ano para estabelecer a nova taxa de juros nacional.

Cálculo de rendimento da poupança pode mudar! Você vai ganhar mais ou menos?
Cálculo de rendimento da poupança pode mudar! Você vai ganhar mais ou menos? (Imagem: Montagem/FDR)

Analistas financeiros projetam que, nesta quarta-feira (8), será anunciada uma elevação de 1,5 ponto percentual na Selic. Com isso, a taxa básica de juros aumentaria dos atuais 7,75% para 9,25% ao ano.

Cálculo de rendimento da poupança deve mudar

Se as projeções forem confirmadas, o cálculo de rendimento da poupança terá mudanças. Quando a taxa Selic se encontra acima de 8,5% ao ano, as aplicações — feitas após 2012 — passam a ser remuneradas em 0,5% ao mês, mais Taxa Referencial (TR), atualmente zerada.

Por outro lado, quando a taxa Selic fica abaixo de 8,5% ao ano, as quantias depositadas na poupança rendem 70% da Selic, mais TR — que está zerada hoje.

Diferença entre os rendimentos

Atualmente, com a Selic em 7,75% ao ano, a poupança vem rendendo anualmente 5,43% em 12 meses. Neste caso, são consideradas as novas aplicações.

com a taxa Selic maior do que 8,5% ao ano, o rendimento anual da poupança passará a ser de 6,17% ao ano.

Mesmo que o rendimento mensal seja de 0,5% ao mês, o retorno anual não seria de 6% — ao multiplicar o rendimento mensal pelos 12 meses do ano. Isso porque, mensalmente, os juros são contados com base no rendimento anterior.

Apesar dessa mudança, o retorno da poupança segue menor que a inflação atual, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No acumulado dos últimos 12 meses até novembro, a inflação nacional chega a 10,73%.

O rendimento da poupança ainda seguiria em desvantagem em relação a outros investimentos de renda fixa. Segundo o mercado financeiro, a taxa Selic teve chegar 11,25% em 2022. A estimativa faz parte do boletim Focus, do Banco Central.

Quando há elevação da Selic, aplicações de renda fixa — como o Tesouro Selic — passam a render mais. No entanto, o cálculo de rendimento da poupança se mantém em 0,5% ao mês. Sendo assim, a caderneta não aumentaria de rendimento, proporcionalmente aos aumentos da taxa Selic.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.