SP define novo intervalo para a 3ª dose da vacina; veja quando será imunizado

O Governo de São Paulo determinou a redução do intervalo para a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19. A medida segue a recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado.

A 3ª dose da vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada após cinco meses de recebimento da segunda dose. Porém, o Estado de São Paulo determinou a redução desse intervalo para quatro meses.

A medida segue as orientações do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo. O Comitê analisou o atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano para pedir essa redução no intervalo.

Além disso, São Paulo é considerado a porta de entrada, via portos e aeroportos, de turistas de todo o mundo. Para piorar a situação, o país ainda não exige a apresentação do comprovante de vacina.

São Paulo também já registrou três casos da variante Ômicron. Diante de tudo isso, o novo intervalo para a 3ª dose da vacina deve ser seguida por aqueles que tomaram as duas doses dos imunizantes do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech.

A estimativa do governo estadual é que essa redução no intervalo para a aplicação da 3ª dose da vacina contemple cerca de 10 milhões de paulistas que completaram o esquema vacinal entre os meses de julho e agosto.

O Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, informou que o estado tem condições de ampliar a vacinação e reduzir o intervalo de aplicação das doses. Com isso, todos poderão estar mais protegidos para enfrentar a nova variante, a Ômicron vindo da África

Aqueles que tomaram o imunizante de dose única da Janssen poderá receber a dose de reforço do mesmo imunizante com intervalo a partir de 2 meses. Caso não haja vacina da mesma fabricante poderá ser usada à vacina da Pfizer.

O estado de São Paulo não recebeu doses adicionais deste imunizante do Ministério da Saúde e, portanto, é provável que seja usada a vacina da Pfizer. Gorinchteyn aproveitou o momento para lembrar da importância de quem não tomou ainda a segunda dose procure os postos de saúde para se imunizar.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.