Curitiba vota hoje (6) projeto que pode congelar valor do IPTU 2022

Valor do IPTU de Curitiba deve ser congelado. Nesta segunda-feira (06), a Câmara Municipal se reunirá para votar no projeto de lei que tem como finalidade determinar o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano. Pela nova proposta, a população não deveria passar por reajustes, levando em consideração o atual cenário de crise econômica.

publicidade
Curitiba vota hoje (6) projeto que pode congelar valor do IPTU 2022 (Imagem: FDR)
Curitiba vota hoje (6) projeto que pode congelar valor do IPTU 2022 (Imagem: FDR)

O IPTU é um dos impostos anualmente cobrados para a população nacional. Apesar disso, sua gerencia é feita pelos governos estaduais e prefeituras que têm a liberdade para determinar o cálculo de reajustes. Em Curitiba, a população pode ter o tributo congelado pelos próximos meses.

Sem reajustes no IPTU curitibano

Devido aos impactos financeiros do novo coronavírus, com o atual cenário de crise econômica e alta na inflação, a Câmara Municipal de Curitiba avalia a possibilidade de não aumentar os valores do IPTU. A medida será analisada hoje e terá validade por todo o ano de 2022.

publicidade

O texto do projeto já foi elaborado e deve ser votado em caráter de emergência. Isso implica dizer que não terá que ser aceito pelas comissões temáticas da Câmara. A autoria é do prefeito Rafael Greca (DEM), que afirma ser razoável nesse momento propor alternativas que reduzam as despesas da população.

Segundo o gestor, o ano de 2022 será ainda de retomada econômica, o que significa que as finanças ainda estarão em reajuste. Desse modo, para ele, não é razoável subir o valor do IPTU 2022 para não gerar um índice de inadimplência ainda maior.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

É válido ressaltar que um dos impactos da covid-19 foi a valorização dos imóveis. Buscando por investimentos seguros, a população passou a capitalizar seus recursos nesse tipo de bem, registrando um aumento de 14% no preço dos imóveis residenciais em Curitiba, nos últimos 12 meses.

Datas de pagamento do IPTU Curitiba em 2022

  • 11 á 15 de fevereiro, pagamento da primeira parcela do imposto;
  • Segunda parcela ➟De 11 a 15 de março;
  • 11 á 15 de abril e maio ➟ Pagamento da terceira e quarta parcela do IPTU;
  • Nos meses de junho e julho, entre os dias 11 a 15 é necessário efetuar o quinto e sexto pagamento;
  • Em agosto, nos dias entre 11 e 15 ➟ Pagar a sétima parcela do imposto;
  • No mês 09, é necessário pagar a oitava parcela (Do dia 11 ao dia 15);
  • Entre os dias 11 a 15 de outubro ➟ Quitar a nona parcela IPTU;
  • Em novembro e dezembro ➟ Pagar a 10º e 11º parcela do IPTU, nos dias 11 a 15.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!