Bolsonaro fala que Petrobras anunciará redução de preços dos combustíveis

Neste domingo, 5, o presidente Jair Bolsonaro disse que a Petrobras irá começar a baixar o preço dos combustíveis nesta semana. A declaração foi dada ao portal Poder360, onde o presidente falou sobre uma possível reunião com prefeitos para tratar do tema transporte público. Veja detalhes.

Bolsonaro fala que Petrobras anunciará redução de preços dos combustíveis
Bolsonaro fala que Petrobras anunciará redução de preços dos combustíveis (Imagem FDR)

“A Petrobras começa a anunciar já esta semana redução do preço do combustível. O que eles têm alegado, que eu tenho visto eles reclamando, é que com o aumento do combustível aumenta o preço da passagem. Agora seria bom que eles procurassem os governadores”, disse Bolsonaro ao Poder360.

A Petrobras foi questionada sobre esta declaração e através da assessoria de imprensa, disse que não irá se pronunciar por enquanto, no entanto, não confirmou nem negou a declaração do presidente.

ICMS

Uma das formas de tentar segurar a escalada dos preços dos combustíveis foi o congelamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que recai sobre o produto, por um período de 90 dias.

A medida foi aprovada de forma unânime em reunião extraordinária do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). “O objetivo é colaborar com a manutenção dos preços nos valores vigentes em 1º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022”, disse o Ministério da Economia.

Porém, Cláudio Mastella, diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, disse que a Petrobras não considerada a possibilidade de congelar o preço dos combustíveis. Ele alegou que isto causaria um “descompasso” com o mercado internacional, resultando em um prejuízo para a companhia.

Preço dos combustíveis

De acordo com uma levantamento realizado pela Agência CNN, o preço da  gasolina está 53% mais alto quando comparado ao mês de novembro do ano passado. A alta no etanol é ainda mais expressiva, 74%.

Novas determinações para venda de combustível

A ANP promoveu mudanças nas regras de comercialização de combustíveis em todo o Brasil.

Entre as mudanças mais importantes que foram aprovados está a liberação de venda via delivery da gasolina comum e do etanol e a maneira que os preço são mostrados nas bombas.

A partir de agora, as bombas devem exibir o preço com apenas duas casas decimais e não mais três.

A ANP explicou que estas mudanças começaram a ser debatidas após a greve dos caminhoneiros em 2018 e passaram por consulta e audiência públicas.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.