Dicas para economizar na ceia de Natal e continuar comendo bem

Com a alta nos preços dos alimentos neste ano, a ceia de Natal vai sair mais cara para as famílias brasileiras. Porém, aqueles que realizarem planejamento, pesquisa e substituições podem economizar e conseguir fazer uma ceia econômica e com boas comidas para o seu final de ano.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Como economizar na ceia de Natal

  • Planejamento  

Um dos primeiros passos daqueles que desejam economizar na ceia de Natal é o  planejamento, que evita os gastos desnecessários, os consumidores devem montar uma lista com os produtos que pretende comprar para sua ceia. 

  • Pesquisa
publicidade

Com a sua lista de compras feitas, a dica é pesquisar o preço dos produtos em  diferentes supermercados, encartes promocionais e até feiras para economizar o seu dinheiro pagando mais barato. 

Esteja atento se o preço publicado no anúncio é igual ao correspondente ao praticado no estabelecimento. De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o fornecedor não pode recusar o cumprimento da sua oferta.

  • Substituição

Uma outra forma de economizar é a substituição de um produto típico das ceias de final de ano por algum outro que seja menos consumido neste período. 

É interessante optar por produtos de marcas menos famosas, isso pode baratear a compra. Os produtos importados podem fazer com que a ceia seja mais salgada para os consumidores.

  • Pagamento
publicidade

No caixa, fique atento ao preço que está sendo cobrado pelo produto que está comprando. Caso, seja constatada alguma divergência entre o valor cobrado e o anunciado nas gôndolas e encartes, o consumidor terá direito de pagar o menor preço pelo produto comprado.

É preciso frear as compras de final de ano e começar a organizar as finanças para ter um ano financeiramente mais tranquilo. 

  • Validade
publicidade

Os consumidores precisam estar atentos a validade dos produtos e as informações que estão no rótulo, que devem trazer dados importantes como a data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, carimbos de inspeção, origem, fabricante e produtor. 

Além disso, verifique o teor de gordura, sódio, açúcar e outros. As nomeclaturas diet e light não significam que os produtos são isentos ou tenham percentual reduzido de açúcar ou gordura dos produtos da ceia.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.