13° salário do Bolsa Família não cai neste mês e calendário começa em 2022

O último mês do ano chegou e beneficiários não poderão contar com o 13° salário do Bolsa Família. No entanto, para um único público, o de Pernambuco, o calendário de pagamento deve ter início apenas em 2022.

O pagamento da parcela extra do benefício aconteceu somente no ano de 2019 em âmbito nacional. A MP 898/1 estabeleceu que o dinheiro fosse disponibilizado apenas naquele ano.

Por não ser votada nos plenários da Câmara e do Senado, a medida perdeu validade e não pôde ser transformada em lei, impedindo que o pagamento fosse estendido para os anos seguintes.

Diante das mudanças realizadas entre Bolsa Família e Auxílio Brasil, as famílias do estado de Pernambuco inscritas no Bolsa podem ter esperança em receber o abono, porém não no mês de dezembro como esperado.

Para quem o 13° do Bolsa Família está previsto para 2021?

Em anúncio recente, o governo de Pernambuco divulgou que seguirá com o pagamento do 13° do Bolsa Família para seus beneficiários, apesar da extinção do programa.

De acordo com o governo estadual, a parcela extra terá valor proporcional a paga pelo governo federal, tendo valor máximo de R$ 150.

O pagamento terá início em fevereiro de 2022, contemplando cerca de 1.179.300 famílias, o número representa 35% da população do estado, a informação é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Calendário do 13° salário do Bolsa Família do estado de Pernambuco

  • Fevereiro – Para nascidos entre os meses de janeiro, fevereiro, março e abril
  • Março – Para nascidos entre os meses maio, junho, julho e agosto
  • Abril – Para nascidos entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro

Como ficam os outros estados?

O projeto de lei n° 6.394/2019 que concede abono natalino para os beneficiários do novo Bolsa Família, o Auxílio Brasil, teve texto aprovado na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.

Caso o PL seja aprovado na Câmara e no Senado e seja ainda sancionado pelo presidente da república, os beneficiários terão a renda extra garantida nos meses de dezembro.

O pagamento do 13° não deve acontecer no ano de 2021. Até o momento, o governo federal não realizou pronunciamento referente a medida provisória que pudesse prevê o pagamento. 

.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!