Cartão para usar transporte gratuito em São Luís deve ser solicitado até amanhã (4)

Em São Luís, será possível solicitar o Cartão Cidadão até às 23h59 deste próximo sábado (4). A iniciativa oferece transporte gratuito para os cidadãos que ficaram desempregados por causa da pandemia de Covid-19.

Segundo o prefeito de São Luiz, Eduardo Braide, através do Cartão Cidadão, o cidadão desempregado poderá buscar voltar ao mercado de trabalho. As passagens de ônibus gratuitas garantidas pelo município vão auxiliar nessa retomada.

De acordo com o prefeito, o trabalhador terá a oportunidade de se deslocar pela cidade, entregar seu currículo e ir a sua entrevista de emprego. O objetivo, segundo Braide é diminuir os efeitos da pandemia em São Luiz.

O cartão para o transporte gratuito pode ser solicitado por aquele trabalhador que ficou desempregado e que mora em São Luís. Além disso, estes não podem estar recebendo o seguro-desemprego ou nenhum outro benefício de passagens gratuitas municipais.

Para realizar a inscrição do cartão para o transporte gratuito é necessário acessar o site da Prefeitura de São Luís até o dia 4 de dezembro de 2021. O interessado precisa preencher o cadastro com as informações necessárias. Além disso, é preciso anexar uma cópia de todos os documentos solicitados.

Sendo é necessária uma cópia da carteira de trabalho digital (trata-se do arquivo em PDF emitido pelo app carteira de trabalho digital), ou da carteira de trabalho (página com a foto frente e verso e a página da rescisão, também frente e verso) ou do termo de rescisão contratual.

Um comprovante de residência de até 90 dias, antes da solicitação do benefício ou contrato de locação no nome do requerente. Caso não possua um comprovante no próprio nome, deverá apresentar uma declaração de residência.

Documento oficial com foto, como por exemplo: carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira profissional emitida por conselho de classe, carteira de trabalho e previdência social (frente e verso), passaporte ou certificado de reservista.

Tanto os créditos de viagens, quanto o Cartão Cidadão, possuí uma validade de noventa dias. E todos os ônibus das linhas urbanas do município de São Luiz acataram o pagamento da passagem com o uso do benefício.

Para saber se está habilitado para receber o cartão para o transporte gratuito basta verificar o site. Todos os inscritos que forem contemplados com o benefício terão seus nomes divulgados no site da Prefeitura Municipal de São Luís.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.