Real Digital: Banco Central anuncia testes da moeda virtual brasileira

Na última terça, 30, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, anunciou durante o webnário, a criação do Lift Lab Challenge (Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas), com o objetivo de realizar testes de viabilização do real digital. Saiba mais.

A idéia do Bacen, juntamente com a Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central), tem a intenção de escolher projetos de fintechs, empresas de tecnologia, bancos, e outros, a partir do dia 10 de janeiro do ano que vem. Os projetos selecionados começam a ser trabalhados no dia 28 de março.

As instituições escolhidas devem atuar juntamente com a Bacen e a Fenasbac na execução do real digital. Os pontos de atenção principais serão a segurança e a praticidade.

Rudá Pellini, autor do best-seller “O futuro do dinheiro” e cofundador da Wise&Trust, science-driven venture builder, disse que o Banco Central ao decidir apostar no real digital, ele está indo no caminho dos gigantes como o Banco Central Europeu, o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) e o Banco Central Chinês, que lançarão em breve suas CBDCs – Central Bank Digital Currency, ou moeda digital emitida pelo Banco Central. 

“O Brasil está prestes a proporcionar aos brasileiros mais liberdade financeira, segurança e rapidez nas transações, além de mais integração entre tecnologias diversas. Se tivermos nossa própria CBDC, poderemos ter a custódia do nosso dinheiro, e nosso dinheiro poderá ser como nossa carteira, onde guardaremos esse real digital sem precisar de uma instituição financeira para movimentar dinheiro nessa carteira, destaca Pellini. 

Pellini disse ainda que está empolgado com a notícia do Lift Lab Challenge, já que em sua visão, este movimento deve estimular o uso de criptomoedas pelo mundo. “Quanto mais pessoas conhecerem as inúmeras vantagens e a usabilidade dessas tecnologias, melhor”, disse.

O especialista disse ainda ao TecMundo que mesmo que a implementação do real digital não seja adequada e perfeita, de acordo com os ideais dos entusiastas do mundo das criptomoedas, a novidade pode ser o começo de um grande avanço na economia do Brasil.

Para ele, qualquer projeto que consiga promover integração, segurança e redução de custos é “mais um passo no caminho da liberdade financeira do brasileiro”. 

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.