OCDE é mais uma entidade a rebaixar projeções do PIB brasileiro; entenda

Nesta quarta-feira (1), foram divulgadas as projeções realizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A projeção aponta que economia mundial deve crescer 5,6% em 2021 e 4,5% em 2022,que reduzindo em um décimo a sua previsão para o ano e mantendo a estimativa para o ano que vem.

OCDE é mais uma entidade a rebaixar projeções do PIB brasileiro; entenda
OCDE é mais uma entidade a rebaixar projeções do PIB brasileiro; entenda(Imagem: Reprodução/Google)

O novo relatório sobre as perspectivas das maiores economias, reduziu o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 5,2% para 5% para 2021, e de 2,3% para 1,4% para 2022.


Sendo assim, o país ficará com o seu PIB abaixo da média mundial e tendo ainda risco de forte desaceleração no ano que vem.

Dentre as causas dessa diminuição estão os gargalos de ofertas, o menor poder de compra da população, a taxa de juros alta e a incerteza política no país.

A taxa de crescimento projetada para o Brasil em 2022 é a menor entre os países do G20.

Além disso, a economia do Brasil deve crescer menos do que de outras países da América Latina no próximo ano, dentre elas a da Argentina (2,5%), Chile (2%), Colômbia (5,5%), Costa Rica (3,9%) e México (3,3%).

As projeções apontam a economia global voltando ao ritmo de avanço pré-pandemia em 2023, com uma taxa de crescimento de 3,2%.
Para o Brasil, a estimativa é de avanço de 2,1%.  Essa foi a primeira vez que a OCDE divulgou projeções para o ano de 2023.

Qual a importância do PIB?

O PIB é uma forma de medir a atividade econômica de um país, nele é somado todos os valores monetários gerados pelo território. 

O índice é importante pois permite que seja realizada a análise de crescimento de um determinado local ou de setores específicos da economia.  Além de avaliar quais os setores estão gerando mais riqueza para o país ou para determinada região. 

Os três pilares do mercado que são sempre observados estão: serviços, indústria e agricultura.

Como é calculado o PIB?

O PIB brasileiro é calculado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o instituto levanta os dados necessários, realiza a estruturação por meio de pesquisa e compartilha o resultado com a imprensa.

Por meio deles são medidos os consumos dos brasileiros, que indica o fluxo de bens e serviços dentro do país naquele período.

Outras fontes que compõem o cálculo do PIB são, os balanços de pagamento do Banco Central; o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA); e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o principal medidor da inflação do País.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!