Publicado o nome de 1 mil pessoas aprovadas na CNH Social do Amazonas

Na segunda-feira (29), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) divulgou a lista com os nomes das primeiras mil pessoas contempladas pelo projeto CNH Social.

Publicado o nome de 1 mil pessoas aprovadas na CNH Social do Amazonas
Publicado o nome de 1 mil pessoas aprovadas na CNH Social do Amazonas (Foto:FDR)

O programa foi lançado no dia 17 de novembro e compõe o Detran Cidadão. 

Segundo o Detran-AM, essa primeira fase do projeto contemplou mil pessoas que moram em Manaus e poderão tirar a sua primeira habilitação, adicionar ou realizar mudança de categoria de forma gratuita.

Apesar desses primeiros contemplados, as inscrições continuam sendo realizadas até o dia 31 de dezembro de 2021, e mais pessoas serão contempladas com essa ação.

Quem pode participar da CNH Social?

Para participar os candidatos devem ter uma renda familiar de até dois salários mínimos e serem inscritas no CadÚnico.

O que os selecionados devem fazer?

Os selecionados devem comparecer na sede do Detran Amazonas no dia e horário divulgados na lista de resultado da seleção.

Aqueles que não comparecerem ou chegarem atrasados, terão de esperar uma nova lista de chamamentos para dar continuidade ao seu processo.

Documentos para matrícula

No dia e hora marcado, o selecionado deve comparecer portando os seguintes documentos: 

  • RG;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Depois disso, será realizada a coleta da foto e da biometria, logo depois, ela será encaminhada para uma clínica médica credenciada e depois iniciará as aulas no caso da primeira habilitação. 

Já para os casos de adição de categoria, depois de vir ao Detran com a documentação solicitada, os candidatos serão direcionados para a clínica médica e, depois, para iniciarem as aulas práticas no CFC.

CNH Social 

Serão ofertadas a CNH Social para as pessoas de baixa renda cerca de 20 mil vagas, por ano, para a emissão de primeira carteira de habilitação ou para adicionar ou mudar de categoria. Os beneficiários devem economizar cerca de R$ 1.200, que é o custo aproximado para obtenção da primeira habilitação.

Os beneficiários estarão isentos dos custos do processo de formação de condutores, como aulas teóricas e práticas, exames médicos e psicológicos, exames de legislação e direção.  

Além disso, serão entregues ainda 40 mil capacetes e coletes e oferecidos cursos de legislação do trânsito em escolas.