Inep libera os pedidos para reaplicação da prova do Enem a partir de hoje (29)

Estudantes que foram prejudicados e não fizeram a prova do Enem já podem pedir a reaplicação do exame. Quem tiver o pedido aceito fará a prova em janeiro de 2022.

Inep libera os pedidos para reaplicação da prova do Enem a partir de hoje (29)
Inep libera os pedidos para reaplicação da prova do Enem a partir de hoje (29) (Imagem: FDR)

O INEP abriu hoje, 29, o período de solicitação da reaplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2021, têm direito a esse benefício os estudantes que foram prejudicados pelo mau tempo ou que estavam com doenças infectocontagiosas, por exemplo.

Os pedidos são analisados um a um e, caso sejam aceitos, os estudantes farão as provas nos dias 10 e 16 de janeiro de 2022.

Eles farão juntamente com os participantes do PPL e quem se inscreveu após julho, na reabertura da solicitação de isenção. Nessa data apenas acontecerá a prova impressa.

Como fazer o pedido de reaplicação do Enem 2021?

Os estudantes devem acessar a Página do Participante até a próxima sexta-feira, 3 de dezembro, para fazer a solicitação.

O candidato deve acessar o portal com seu CPF e senha, cadastrados em gov.com. No sistema, ele deverá fazer a descrição completa do quadro que o impediu de participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021.

Caso tenha sido doença, ele deverá enviar em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB, o documento com seu nome e assinatura de um profissional de saúde que comprove a condição.

Após fazer a solicitação é necessário ficar atento à Página do Participante, pois, é lá que o resultado deve ser divulgado.

Quem tem direito a reaplicação do Enem 2021?

  • Quem foi impedido de participar devido a problemas logísticos, como: desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante.
  • Inscritos que tiveram diagnostico de doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.
  • Quem não pode participar das provas por conta do problema que ocorreu no servidor.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.