Quer estudar fora? Nota do Enem pode te colocar em universidades de Portugal

Você sabia que com a nota do Enem você pode se candidatar a uma vaga em uma universidade fora do país? Sim, é possível. Inclusive, em Portugal, instituições renomadas aceitam o exame como forma de ingresso.

Quer estudar fora? Nota do Enem pode te colocar em universidades de Portugal
Quer estudar fora? Nota do Enem pode te colocar em universidades de Portugal (Imagem: FDR)

Alguns estudantes não sabem, mas a nota do Exame Nacional do Ensino Médio pode ser utilizada dentro e fora do Brasil; Portugal é um desses países que recebem estudantes nessa modalidade de ingresso.

Uma das grandes vantagens de se estudar lá é a língua portuguesa, apesar de algumas diferenças, além disso, em Portugal é possível ter um ensino nos padrões europeu.

Instituições portuguesas que aceitam o Enem

Veja abaixo as instituições que já firmaram acordos com o Brasil e possivelmente vão oferecer vagas para o próximo ano:

É importante lembrar que o MEC não tem relação com as seleções dessas instituições. Com isso, estudante precisa ficar atento a cada uma delas, pois, as regras são próprias e os calendários também.

Em alguns casos, por exemplo, podem ser adotadas outras etapas para a seleção além do uso da nota do Enem.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.