Lote residual do IRPF cai nesta terça-feira (30); descubra quem foi incluso

Nesta terça-feira (30) a Receita Federal vai depositar o crédito na conta de 260.412 contribuintes que estão no lote residual da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). O valor total soma R$ 450 milhões.

Na semana passada a consulta do lote residual do mês de novembro de 2021 foi aberta para os contribuintes. Esse lote inclui as restituições residuais de exercícios anteriores.

Compõem o lote os contribuintes com prioridade legal, como idosos, pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério.

Além disso, estão no lote 199.668 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o último dia 9.

Como saber se a restituição está disponível?

Os contribuintes que desejam saber se a restituição está disponível, precisam acessar a página da Receita na internet, selecionar Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição. 

Na página há orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo a consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Onde será pago o lote residual de restituição do IRPF?

O pagamento será realizado diretamente na conta bancária que o contribuinte informou na Declaração de Imposto de Renda.

Caso o crédito não seja feito, por algum motivo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. 

Assim, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores por meio do Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

A receita informou que “Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.