Cidades de SP estão cancelando o carnaval de 2022; economia será afetada?

Cidades do estado de São Paulo anunciaram o cancelamento do Carnaval de 2022. Prefeituras temem nova onda de Covid e alegam não ter verba para promover festa.

Até o momento que esta matéria está sendo escrita, a capital paulista mantém o cronograma. A cidade de São Paulo pretende ainda criar comitê com outras capitais nacionais como Recife, Salvador, Belo Horizonte e para que decisões sejam tomadas de maneira conjunta.

 Municípios que cancelaram a festa

São pelo menos 58 municípios de São Paulo que já divulgaram o cancelamento do carnaval em 2022 ainda em decorrência da pandemia do coronavírus, sendo o segundo ano consecutivo sem que o evento seja realizado.

Mesmo diante da diminuição do número de casos, e das baixas ocupações de leitos, os gestores municipais avaliaram que o momento ainda deve ser de cautela.

As prefeituras acreditam que por se tratar de uma festa que leva multidões às ruas por dias, uma nova onda pode ser desencadeada e os números de casos e óbitos retornem a crescer.

Números da Covid-19 em São Paulo

Na última terça-feira, 23, foi registrado no estado de São a média móvel diária de 72 mortes, apesar de ser 15% maior do que o registrado há 14 dias, ainda configura segundo especialistas a tendência de estabilidade.

Já o número de casos, a média diária foi de 1.400, 33% maior do que o número de 14 dias, indicando tendência a alta de casos.

Economia

Além do receio de uma nova onda da Covid-19, prefeitos alegam que a situação econômica dos municípios não permite a realização da festa por falta de verba.

A prefeitura de Sorocaba, em comunicado, informou que não poderia disponibilizar recursos públicos para as escolas de samba, mesmo assim, as escolas se mobilizam para organizar um carnaval paralelo. A cidade de Jundiaí proibiu qualquer tipo de festa.

Confira lista das cidades paulistas que já tiveram o carnaval 2022 cancelado:

Sair da versão mobile