Auxílio Brasil paga dois últimos grupos de novembro nesta semana; descubra quem são

Nesta semana, o governo vai realizar o pagamento da primeira parcela do Auxílio Brasil para os dois últimos grupos. O novo programa substitui o Bolsa Família, após 18 anos do programa em vigor no país. 

Auxílio Brasil paga dois últimos grupos de novembro nesta semana
Auxílio Brasil paga dois últimos grupos de novembro nesta semana (Imagem: FDR)

O valor médio de pagamento do benefício será de 217,18 mensais, ou seja,  quantia 17,8% maior do que a média da ajuda federal do Bolsa Família.

Calendário do Auxílio Brasil

Os pagamentos da primeira parcela começaram a ser realizados no dia 17 de novembro. As datas continuam seguindo os critérios do Número de Identificação Social (NIS).

Neste semana recebem os NIS:

  • NIS final 9: 29 de novembro de 2021
  • NIS final 0: 30 de novembro de 2021

Logo, encerram o calendário deste mês, o primeiro pago em nome de um novo programa.

Como será realizado o pagamento?

Os beneficiários do antigo programa Bolsa Família foram automaticamente migrados para o Auxílio Brasil, mas podem continuar utilizando o mesmo cartão e senha para o saque do benefício.

O pagamento continuará a ser realizado por meio do aplicativo Caixa Tem, assim, a movimentação bancária segue sendo permitida de forma online.

Quem pode receber o Auxílio Brasil?

A principal regra do governo é que a família esteja registrada no Cadastro Único.  Para entrar no programa, os beneficiários precisam comprovar:

  • Ter renda familiar per capita de até R$ 89;
  • Ter renda familiar per capita de até R$ 178 (no caso de famílias que tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças e/ou adolescentes até 17 anos);
  • Estar com dados atualizados no CadÚnico há, pelo menos, dois anos.

Abonos extras pagos pelo governo

O governo vai pagar abonos extras para os beneficiários, mas ainda aguarda um espaço no orçamento para que isso aconteça. A ideia é incluir benefícios como:

  • Bolsa de Iniciação Científica Junior: 12 parcelas mensais pagas a estudantes beneficiários do Auxílio Brasil com bom desempenho em competições acadêmicas e científicas;
  • Auxílio Criança Cidadã: benefício pago aos chefes de família que consigam emprego e não encontrem vagas em creches para deixar os filhos de 0 a 48 meses;
  • Auxílio Inclusão Produtiva Rural: pago por até 36 meses aos agricultores familiares inscritos no CadÚnico;
  • Auxílio Inclusão Produtiva Urbana: para beneficiários do Auxílio Brasil que comprovem que têm emprego com carteira assinada;
  • Benefício Compensatório de Transição: pago aos atuais beneficiários do Bolsa Família que perderem parte do valor recebido por conta das mudanças trazidas pelo novo programa;
  • Auxílio Esporte Escolar: destinado a estudantes entre 12 e 17 anos que sejam membros de famílias beneficiárias e que se destacarem nos Jogos Escolares Brasileiros.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.