Sites para consultar o gabarito extraoficial das provas do Enem 2021

Os estudantes podem consultar o gabarito extraoficial do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021, isto é, aquele que não é divulgado pelo governo, mas que foi construído com as informações de profissionais.

No domingo (21), foi aplicada a primeira prova. Os candidatos tiveram 5h para responder as questões e a redação. Amanhã (28), um novo dia de exame acontece, e serão outras 4h30 de prova. 

A prova do ENEM é a principal entrada para o ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e para obter bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

As notas são usadas também no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições portuguesas que possuem convênio 

Como é realizada a correção da prova do Enem?

A prova do Enem é constituída por questões de múltipla escolha e sua nota tem como base a Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Sendo assim, os estudantes que acertaram as questões mais difíceis e erraram as mais fáceis terão a primeira cancelada, pois será considerado um chute por parte do participante.

Assim, as maiores notas são para questões mais complexas e as menores para as questões mais simples.

Já a redação é avaliada por corretores que vão considerar uma série de critérios, entre eles:

  • o cumprimento ao tema;
  • a capacidade de dissertar sobre;
  • uso correto da gramática.

Onde posso consultar o gabarito extraoficial do Enem?

Após a realização da prova alguns sites publicam os gabaritos. Porém, vale ressaltar que não se tratam das respostas oficiais do governo federal.

Neste gabarito, as questões são resolvidas por professores especialistas na temática, porém elas podem ser modificadas pelo ministério da educação.

Para conferir as previsões de gabarito, basta acessar os sites abaixo e se guiar pela cor do seu caderno:

Quando sai o gabarito oficial?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os gabaritos serão divulgados no dia 1º de dezembro. E podem ser acessados por meio da página do participante.

Quando será divulgado o resultado oficial da prova?

Os resultados das provas serão divulgados em janeiro de 2022. Após isso, será disponibilizada a inscrição nos programas oficiais do governo para o ensino superior.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!