3ª dose da vacina contra Covid-19: Como agendar em SP, Rio, BH e Vitória

Pontos-chave
  • 3ª dose da vacina pode ser aplicada em adultos com idade a partir de 18 anos;
  • Intervalo ara aplicação da dose de reforço foi reduzido para cinco meses;
  • Capitais estabeleceram o próprio cronograma de vacinação.

Há semanas que a 3ª dose da vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada no Brasil. Nos últimos dias o Ministério da Saúde fez duas alterações quanto à aplicação do reforço vacinal. 

A primeira delas é a redução do intervalo de aplicação entre a 2ª e a 3ª dose da vacina, que foi reduzido de seis para cinco meses. Mas não para por aí, o Governo Federal também decidiu ampliar o público elegível ao reforço vacinal.

A partir de agora, todos os adultos com 18 anos ou mais que já tenham completado o esquema vacinal com as duas primeiras doses da vacina há cinco meses, já podem procurar os postos de vacinação.

No entanto, apesar das deliberações do ministério, os estados e municípios têm total autonomia para definir os próprios calendários de vacinação. 

São Paulo 

A cidade de São Paulo é uma das mais avançadas na campanha de vacinação contra a Covid-19, por isso, já aderiram às determinações do Ministério da Saúde. No entanto, há uma particularidade, os cidadãos paulistas devem fazer o agendamento para receber a 3ª dose da vacina

Para isso, é preciso acessar o portal Vacina Já. A plataforma foi criada com o objetivo de agilizar o atendimento durante a vacinação. As novidades da vacinação em São Paulo não param por aí, pois também é possível acessar uma segunda plataforma, o De Olho Na Fila para conferir o fluxo de atendimento em cada posto de vacinação. 

Por ela, o cidadão consegue verificar qual a vacina disponível para cada dose do cronograma e quantas pessoas ainda aguardam para receberem a 3ª dose. A iniciativa tem o propósito de evitar aglomerações e obter um bom fluxo de imunização na cidade.

Rio de Janeiro

Não só a capital carioca, como todos os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro estão autorizados a aplicar a 3ª dose da vacina em toda a população adulta.

No entanto, o secretário de Estado de Saúde, Daniel Soranz, informou que o calendário completo de vacinação deve ser divulgado somente entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. 

Mas tendo em vista que os estados e municípios têm total autonomia para estabelecer os cronogramas, mais de 843 mil residentes da capital já foram imunizados com a dose de reforço, representando mais de 10% da população brasileira imunizada com a 3ª dose da vacina.

Por hora, a capital carioca está liberando o reforço vacinal somente para adultos com 62 e 61 anos, revezando os dias entre homens e mulheres e, posteriormente, a repescagem.

Até o dia 30 de novembro, trabalhadores da área de saúde que já receberam a segunda dose em maio poderão tomar a dose de reforço. Até dezembro, a 3ª dose será ampliada para quem completou o esquema vacinal em junho.

Diante das orientações sobre os períodos de vacinação e público elegível, nenhuma orientação sobre a necessidade de agendamento foi divulgada. 

Belo Horizonte

Na capital mineira, a prefeitura já começou a convocar os trabalhadores da saúde com 19 anos completos até o dia 30 de novembro para receber a dose de reforço. Mas para isso, é preciso que a segunda dose tenha sido tomada há cinco meses.

Para realizar o reforço vacinal é preciso apresentar o documento de identidade original com foto, o CPF e algum documento que comprove a atuação na área da saúde de Belo Horizonte. 

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h em pontos fixos e extras, e das 08h às 16h30 em pontos drive-thru. Embora não haja nenhuma recomendação sobre o agendamento da vacinação, o cidadão pode acessar o site da prefeitura para conferir a lista dos postos de vacinação. 

Vitória

Em Vitória, a vacinação de reforço já contempla os profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais. No intuito de otimizar a aplicação do imunizante e evitar aglomerações, a prefeitura organizou um calendário próprio para a 1ª, 2ª e 3ª dose, bem como, para grupos específicos. 

Mas não para por aí, é preciso que a população elegível tenha feito o pré-cadastro por meio do site: https://agendamento.vitoria.es.gov.br/. Desta forma, será possível contar com a agilidade no momento da vacinação. 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.