SP desobriga uso de máscaras em locais abertos; veja quando mudança vai acontecer

A partir do dia 11 de dezembro, os residentes do Estado de São Paulo (SP) não serão mais obrigados a usar máscaras de proteção facial e espaços abertos. A flexibilização foi anunciada pelo governador do estado, João Doria, nesta quarta-feira, 24, após orientação feita pelo Comitê Científico do Estado. 

A desobrigatoriedade do uso de máscaras se tornará possível em meio ao avanço na adesão à campanha de vacinação contra a Covid-19 que, por consequência, tem equilibrado o cenário epidemiológico de todo o Estado de SP.

Mas é importante destacar que a liberação é voltada apenas para locais abertos, em ambientes fechados e no transporte público a exigência prevalece. 

“Ao ultrapassar os 75% da população totalmente imunizada, o Governo de SP vai retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre, a partir do dia 11 de dezembro. Tomamos esta medida baseados em evidências científicas, que demonstram queda superior a 90% de internações em relação ao pico da pandemia, e a aceleração da vacinação no Estado que mais vacina no Brasil”, argumentou João Doria. 

A previsão é para que o decreto que retira a obrigação do uso de máscaras seja editado e publicado no Diário Oficial do Estado nas próximas semanas.

Ressaltando que em áreas internas, do transporte público, nas estações, mesmo aquelas a céu aberto, os cidadãos continuam obrigados a respeitar a medida. 

Nos últimos dias, o Estado de São Paulo conseguiu atingir o índice de 74,5% da população com o esquema vacinal completo, devendo ultrapassar os 75% até o final desta semana. Trata-se de mais de 34,4 milhões de cidadãos com mais de 12 anos de idade que já receberam as duas primeiras doses da vacina. 

Essas pessoas receberam doses da CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e a dose única da Janssen que, agora, terá a segunda dose fazendo o papel da dose de reforço, o equivalente à 3ª dose para as demais marcas de imunizantes. Ao observar o cenário exclusivo da população adulta, hoje o Estado de São Paulo já possui 93% das pessoas imunizadas.

É importante mencionar que, um dos pontos observados pelos especialistas ao decidir flexibilizar o uso de máscaras em espaços abertos, foi o impacto de 100% da capacidade em eventos culturais, esportivos e de lazer, medida em vigor na unidade federativa desde o dia 1º de novembro. 

As verificações não foram capazes de identificar o aumento no cenário epidemiológico nos últimos 20 dias, fator que mostra a eficácia da vacinação e demais medidas de proteção, equilibrando a pandemia. 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.