A Black Friday chegou e um produto que está entre os mais procurados pelos brasileiros chamou atenção: a picanha. O levantamento foi realizado pelo Google, que considerou as pesquisas feitas na plataforma entre 15h e 17h desta quinta-feira, 25, em comparação com as 13h e 15h do mesmo dia. Confira detalhes.
Mais recentemente, o item mais buscado foi a sandália Anabela. Na sequência aparece a peça de cama cobre-leito queen, com 113%.
Dentro do período analisado, o único produto de tecnologia foi o fone de ouvido, que ficou na quarta colocação com um crescimento de 89% no interesse. Os alimentos também estão no foco dos consumidores na Black Friday. Chocolates e picanha wagyu tiveram respectivamente 85% e 75% de crescimento nas pesquisas.
Produtos com maior crescimento nas pesquisas até as 17h desta quinta, 25:
- Sandália Anabela (+114%)
- Cobre leito queen (+113%)
- Calçados (+105%)
- Fone de ouvido sem fio (+89%)
- Colchão (+88%)
- Chocolates (+85%)
- Vestido de festa (+83%)
- Fraldas descartáveis (+78%)
- Picanha (+75%)
- Guarda-roupa (+73%)
Carnes viram destaque
Como os alimentos estão em destaque, as empresas correram para oferecer atrativos para os consumidores.
As promoções dos varejistas tem o objetivo de compensar, em parte, a inflação crescente detectada nos alimentos nos últimos 12 meses. De acordo com dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), alimentos e bebidas tiveram uma alta acumulada de 11,71% até o último mês. No decorrer do ano de 2021, a elevação chegou a ser ainda maior, em especial para os mais pobres.
O Carrefour, proprietário de uma rede com 480 pontos em 13 estados e no Distrito Federal, decidiu prolongar as ofertas da Black Friday e congelar os preços de seus produtos próprios até 10 de janeiro. Os produtos com a marca da rede são, em média, 30% mais baratos que os das marcas conhecidas. A ação começou no último dia 4 de novembro.
“Entendemos que era importante ir além da promoção neste momento, em que as famílias estão sendo afetadas pela queda do rendimento e aumento do custo de vida”, diz Daniel Milagres, diretor de marketing do Carrefour Brasil, grupo que também é dono do atacarejo Atacadão.