Participantes que tiveram doenças infectocontagiosas têm direto a reaplicação da prova do Enem 2021. No entanto, é necessário fazer a solicitação e comprovar a situação.
O INEP garante a reaplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio para algumas pessoas.
Entre elas as que estavam doentes com doenças infectocontagiosas, ou seja, aquelas que são de fácil e rápida transmissão.
De acordo com o edital do Enem (impresso e digital) tem direito a reaplicação as pessoas que no dia da prova estiverem com:
Covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Para eles a reaplicação acontecerá nos dias 10 e 16 de janeiro de 2021, juntamente com a aplicação para os demais participantes e os inscritos no PPL.
Pedidos de reaplicação do Enem 2021
Para os participantes que não fizeram a prova desse ano por estarem com alguma dessas doenças o prazo para solicitação da reaplicação é de 29 de novembro a 3 de dezembro.
Para isso pé necessário acessar a Página do Participante para fazer a solicitação. O acesso é feito com o número do CPF e senha, os mesmos cadastrados em gov.com.
No sistema, ele deverá fazer a descrição completa do quadro que o impediu de participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021.
Nesse caso, é necessário anexar um comprovante de que ele estava doente no dia da prova.
Que deve estar em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB, e deve ter o nome completo do inscrito e assinatura de um profissional de saúde.
As solicitações são julgadas separadamente, ou seja, cada situação é analisada por uma banca e poderá ser aceita ou não como justificativa.
Vale lembrar que além dessa situação, outras também garante o direito a reaplicação, como problemas com o fornecimento de energia e desastres naturais.
A recomendação do INEP é que as solicitações sejam feitas pela internet, mas é possível entrar em contato com o instituto pelo telefone: 0800 616161.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.