Ata do Fomc: Do que se trata o documento e por que ele é importante para a economia mundial?

Periodicamente, o Fomc (Federal Open Market Committee, ou Comitê Federal de Mercado Aberto) realiza reuniões para definir os rumos da economia dos Estados Unidos. Após a respectiva reunião, geralmente, acontece a publicação da ata do Fomc.

Ata do Fomc: O que é esse documento e por que ele é tão importante para a economia mundial
Ata do Fomc: O que é esse documento e por que ele é tão importante para a economia mundial (Imagem: Montagem/FDR)

A ata do Fomc contém um registro detalhado da respectiva reunião. Este documento apresenta as razões pelas quais a comissão tomou as respectivas decisões — de forma a embasar a política monetária dos Estados Unidos.

Assim como ocorre nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Brasil, o registro do Fomc apresenta a taxa de juros que será válida. A vigência vale por, ao menos, até a reunião seguinte do comitê.

O Fomc

O Fomc é o comitê responsável pelo controle e supervisão das operações de mercado do sistema financeiro dos Estados Unidos. Ele é considerado o órgão de política monetária mais importante do banco central norte-americano — o Federal Reserve (Fed).

O comitê tem a responsabilidade de tomar decisões a respeito das taxas de juros. O Fomc também fica encarregado por medidas relativas ao crescimento da oferta de moeda dos EUA.

Bolsa de Valores para iniciantes: Vantagens e riscos que você precisa saber

Na reunião, o comitê discute sobre uma possível manutenção ou alteração da taxa básica de juros. Neste debate, são considerados diversos aspectos. Com exemplos de fatores, estão as tendências de salários e preços, gastos e renda do consumidor, mercados de câmbio, e política fiscal.

Cada participante do encontro apresenta suas perspectivas acerca do estado econômico — além das projeções futuras. Os integrantes realizam recomendações sobre a política para o tempo de duração da taxa. Diante disso, por meio de uma votação, o Fomc estabelece o destino para política monetária.

A importância da ata do Fomc

Por se tratar da principal economia global, as medidas dos Estados Unidos têm a capacidade de influenciar o cenário mundial. Sendo assim, o registro presente na ata do Fomc — e as respectivas decisões tomadas — são importantes para o mercado financeiro, como um todo.

Os negociantes da moeda analisam detalhadamente este documento. Desse modo, eles podem encontrar pistas sobre alterações de juros.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile