Dicas com a melhor forma para usar o seu 13° salário neste ano

Está chegando a tão esperada hora de receber o 13° salário, e para muitos brasileiros é um momento de grande alívio e uma boa oportunidade de colocar as contas em dia ou até mesmo investir. 

Para outras pessoas, o 13º é a oportunidade de esbanjar um pouco mais no fim do ano, mas cuidado, pois sem planejamento, essa grana extra pode acabar mais rápido do que você imagina. Veja dicas para usá-la da melhor forma. 

Coloque as contas em dia

Se você tem contas atrasadas, certamente usar o 13º para evitar o pagamento de juros é a melhor opção. Juros são sinônimo de desperdício. Aproveite esse dinheiro extra para buscar boas negociações. 

Para quem tem restrições junto ao Serasa, SPC e Boa Vista, pode aproveitar para limpar o nome. Existem algumas plataformas que oferecem bons descontos. Pesquise!

Inicie sua reserva de emergência

Quem ainda tinha dúvidas sobre a importância de ter uma reserva de emergência, depois da pandemia do covid-19 não teve mais. Ter uma reserva financeira para lidar com imprevistos é algo essencial. 

Você pode não ter controle sobre quando o imprevisto irá acontecer, mas você pode controlar como você vai lidar quando ele acontecer. E a reserva possibilita muito mais tranquilidade para resolver os demais problemas sem se preocupar com o aspecto financeiro.

Prepare-se para as despesas de início de ano

Todo início de ano é hora de pagar algumas despesas extras como o IPTU e o IPVA e, para quem tem filhos, a matrícula da escola, material escolar, etc. 

Algumas prefeituras oferecem grandes descontos para quem paga cotas integrais e logo nos primeiros dias. Sendo uma ótima economia!

Pague as despesas de final de ano à vista

A chegada do mês de dezembro contempla muitos gastos que pesam no orçamento, como presentes, ceia de natal, confraternizações, etc. 

Para conhecer dicas para comprar os presentes de natal sem extrapolar o orçamento leia o artigo Presentes de Natal: 5 dicas para comprar tudo sem extrapolar o orçamento.

Para evitar contrair novas dívidas nesse período, separe parte da grana extra do décimo terceiro para fazer suas compras à vista. Evite começar o novo ano com um monte de valores parcelados a pagar.

Comece a investir

Quem já tem sua reserva de emergência e está preparado para lidar com os imprevistos, pode começar a investir. E, quem já investe, pode aproveitar a grana extra para investir mais e conquistar seus objetivos financeiros mais rápido.

Se você nunca investiu, pode aprender mais lendo o artigo: Investimento parece uma sopa de letrinhas? Descubra o que fazer para começar a investir o quanto antes!

É muito importante conhecer o seu perfil de investidor e definir os seus objetivos de investimento de acordo com a expectativa de rentabilidade, risco e prazo. E conhecer os produtos financeiros que se adequem às suas expectativas. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Karem Ochsendorf
Formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, e graduanda em Filosofia. Atualmente, pesquisa e trabalha como Educadora Financeira com mais de 10 anos de experiência no mercado. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como lidar com as finanças de maneira positiva.