Presentes de Natal: 5 dicas para comprar tudo sem extrapolar o orçamento

Já passamos da metade do mês de novembro. As ruas e shopping centers estão sendo enfeitadas e o clima natalino começa a invadir nossos corações e mentes. As agendas vão sendo preenchidas com os eventos de confraternização, e quem está apertado com dinheiro começa a ficar preocupado com os gastos com presentes de Natal.

Com a inflação tão alta e a consequente perda do poder de compra dos brasileiros, presentear todos os parentes e os amigos no Natal pode ser uma missão desafiadora para o bolso. Apesar disso, é possível economizar na compra dos presentes com planejamento, paciência, criatividade e jogo de cintura.

Defina o valor total que você tem disponível para comprar os presentes

É muito importante definir um limite para os gastos com presentes neste final de ano. Cuidado para não gastar todo o 13º salário em presentes e lembre-se de fazer um levantamento de outros gastos existentes e muito mais importantes, como impostos e dívidas acumuladas. 

Não vale a pena começar o ano com mais dívidas por conta das celebrações desta época. Por isso, evite os parcelamentos ou contrair empréstimos. Faça planos condizentes com a sua realidade financeira. Não se sinta culpado caso o valor disponível seja baixo. Use sua criatividade.

Defina a quantidade de pessoas que serão presenteadas

Seja criterioso ao definir quais serão as pessoas que você irá presentear. A maioria das pessoas compreende que nem sempre é possível presentear a todos. Por isso, faça uma lista com as pessoas mais especiais e que tem mais convívio com você e sua família. 

Estabeleça um valor limite para o presente de cada pessoa, com base no grau de proximidade e de importância de cada relação.

Faça uma lista com algumas opções de presentes para cada pessoa da lista

Não importa se você pretende fazer as compras do mês no supermercado ou se irá fazer as compras de presentes de Natal: é sempre fundamental fazer uma lista e, principalmente, que contemple opções. 

O objetivo aqui é que você possa se planejar com antecedência e usar a sua criatividade para encontrar as melhores opções que conjuguem bom preço e bom gosto. 

Pesquise preços pela internet e em lojas físicas

Aproveite para pesquisar os preços com antecedência. Faça pesquisas tanto em comparadores de preço na internet como também em lojas físicas. Não deixe para comprar tudo em cima da hora, se não você pode acabar ficando impaciente e gastando mais do que o planejado. 

Cuidado para não se empolgar nessa época do ano e se enganar achando que os presentes mais caros agradarão mais. Busque descontos. Às vezes é possível comprar kits com preços promocionais e desmembrá-los em presentes para mais de uma pessoa.

Organize o amigo oculto

Essa é uma ótima forma de confraternizar sem comprometer o orçamento e, permite, inclusive, que cada um ganhe um presente melhor ao invés de várias lembrancinhas. É importante definir um limite máximo para cada presente e assim, fica mais fácil agradar a todos os participantes.