Governo de Brasília faz Dia D da vacinação neste sábado (20); saiba quais postos procurar

No último dia 10, o governador do Distrito Federal anunciou que a capital terá um “Dia D” de vacinação contra o novo coronavírus neste sábado, dia 20 de novembro. De acordo com o chefe do Executivo local, as equipes irão realizar a busca ativa das pessoas que ainda não se imunizaram.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), essa ação será realizada em nove feiras populares e na Estação Central do Metrô, que está localizada na Rodoviária do Plano Piloto. 

A intenção é que o governo imunize cerca de 257,7 milhões de pessoas que ainda não iniciaram o ciclo vacinal com a primeira dose ou dose única.

Essa medida foi anunciada em uma rede social do governador “Também estaremos oferecendo nas unidades básicas de saúde a segunda dose, a dose de reforço e seguimos vacinando adolescentes”, afirmou.

Até o dia 9, a capital já tinha imunizado cerca de 58,07% da população totalmente imunizada. E o índice de pessoas que receberam a primeira dose era de 74,11%.

Esse dia tem o objetivo de acelerar a imunização na capital federal. No final do mês de outubro, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que há cerca de 400 mil pessoas aptas para tomar a segunda dose, mas que a procura pela vacinação está abaixo da esperada pelo governo. 

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero disse que:

“Com esta mobilização, a secretaria pretende sensibilizar a população em seus ambientes comuns, como feiras, rodoviária e unidades básicas de saúde que a vacina é um bem popular de fácil acesso, e gratuito. Basta apenas uma ação de boa vontade para que o cidadão se proteja e garanta a sua vida e a do próximo. Por isso, essa ação em feiras populares”, afirmou.

Com o avanço da vacinação, no dia 9 de novembro a capital registrou o menor índice de transmissão do coronavírus desde o começo da pandemia. 

Essa taxa ficou em 0,7, isso indica uma desaceleração do contágio pelo novo coronavírus. Os números diários de óbitos e mortes também estão caindo nas últimas semanas.

Quem poderá se vacinar?

A Campanha de Imunização contra o novo coronavírus, está disponível para os adolescentes com 12 anos ou mais. A maior parte dos postos abrem das 8h às 17h e há opções de pontos de imunização noturnos, com serviço até 22h.

Como são as regras para a vacinação de cada grupo?

  • Primeira dose: Qualquer pessoa com 12 anos ou mais pode ser imunizada no Distrito Federal. Adolescentes não precisam ser acompanhados pelos responsáveis, basta comparecer a um dos postos e apresentar a carteira de identidade.
  • Segunda dose: quem tomou AstraZeneca ou Pfizer recebe a segunda aplicação oito semanas após a primeira dose, ou seja, a partir do 56º dia. Para a CoronaVac, o intervalo recomendado é de 14 a 28 dias. É obrigatório comprovar data e imunizante da primeira etapa.
  • Dose de reforço: é voltada para pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde. É preciso ter recebido a primeira dose, ou dose única, há pelo menos seis meses.
  • Dose adicional: é aplicada em imunossuprimidos graves que tenham recebido a segunda dose, ou a dose única, há no mínimo 28 dias.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!