VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Ano letivo de 2022 deve começar na primeira semana de fevereiro em Porto Alegre. Além do calendário escolar, a capital do RS também divulgou orientações para o encerramento do atual ano letivo.
Na última quarta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Educação divulgou o Calendário escolar para o ano letivo de 2022.
No início desse mês a Prefeitura de Porto Alegre publicou o decreto 21.230 que prevê a volta as aulas obrigatórias no município.
Exceto em casos em que as escolas não puderem manter o distanciamento e para estudantes do grupo de risco.
“Esperamos que, com o avanço da vacinação, possamos aumentar cada vez mais a presencialidade nas nossas escolas, buscando recuperar as perdas ocasionadas pela pandemia”, afirmou a secretária Janaina Audino.
Calendário escolar de Porto Alegre
O calendário elaborado garante os 200 dias letivos, com aulas começando em 9 de fevereiro e se estendendo até 23 de dezembro do ano que vem.
O documento ainda prevê reuniões mensais e, além disso, não há a expectativa de sábados letivos no município. O calendário escolar pode ser consultado no seguinte Documento.
A SMED também fez orientações sobre diversos protocolos que devem ser adotados pelas escolas nesse período de encerramento escolar.
Ano letivo de 2021 em Porto Alegre
Assim como aconteceu em todo o país, os estudantes da capital do Rio Grande do Sul encontraram dificuldades para acompanhar os estudos.
Mas, o município acabou registrando um saldo positivo. Segundo a Smed, a rede municipal de ensino vai encerrar esse ano letivo com um bom saldo de estudantes frequentes, direta ou indiretamente.
A secretaria informou que 27.054 estudantes adotaram o sistema de ensino presencial; enquanto que 12.437 seguiram no sistema de retirada dos materiais impressos.
Vale lembrar que em algumas escolas ainda não é possível adotar o ensino totalmente presencial. Pois, elas não possuem condições de manter o distanciamento social.
A expectativa é de que no próximo ano todas as unidades escolares possam receber 100% do seu alunado para aulas presenciais.
O próximo ano letivo deve ter uma preocupação a mais para os professores: a recuperação da aprendizagem dos estudantes, que ficou abalada nesse período.