Precisa apresentar comprovante de vacinação para fazer o Enem?

Faltam 3 dias para o Enem e você pode estar preocupado quanto a vacinação, segurança, o que pode ou não na prova. Vamos te ajudar nessa reta final respondendo a esses questionamentos.

Precisa apresentar comprovante de vacinação para fazer o Enem?
Precisa apresentar comprovante de vacinação para fazer o Enem? (Imagem: FDR)

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 é o próximo domingo, 21, nele milhares de estudantes responderão as questões das áreas de linguagens, ciências humanas além da redação.

Preciso de comprovante de vacinação no Enem 2021?

A resposta é não, o INEP em momento algum falou sobre essa exigência. Até porque, em muitos locais do Brasil os adolescentes ainda estão sendo vacinados e essa exigência poderia prejudicar muitos candidatos.

Por outro lado, algumas medidas são exigidas dos participantes do exame; veja:

  • Documento de identificação com foto, no nosso portal você encontra a relação completa de quais os documentos são aceitos.
  • Caneta esferográfica preta de material transparente, esse é um dos requisitos que é eliminatório, ou seja, se você comparecer ao exame com outro tipo de caneta poderá perder as provas.
  • Máscara, que deverá ser usada durante todo o tempo de provas, o participante só poderá abaixá-la para a identificação e para se alimentar.

Além disso, o INEP orienta que os participantes levem seu próprio álcool gel, que deve permanecer em local visível.

A mesma regra é válida para os alimentos, que serão inspecionados pelos ficais. No caso dos lanches eles poderão ser levados na embalagem original lacrada.

O que é proibido no Enem?

O exame sempre teve as mesas regras, algumas mudanças aconteceram nas últimas edições devido a pandemia.

  • É proibido o uso de aparelho eletrônico (smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, etc).
  • Óculos escuros, chapeis, bonés, gorros e similares não podem ser utilizados.
  • Lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
  • Relógios de todos os tipos.
  • Protetores auriculares.
  • Livros, manuais e materiais impressos.

Caso o participante porte algum desses itens ele terá que guardar, antes da aplicação, no envelope porta-objetos que será fornecido pelos fiscais.

Se você ainda tem dúvidas sobre as regras de aplicação do exame, consulte o Documento elaborado pelo INEP.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.