Perdi a senha do cartão do Bolsa Família, como recuperar? Veja passo a passo

Os beneficiários do Bolsa Família recebem o pagamento por meio de cartão. Esse possui senha de acesso, sendo utilizado para o pagamento do benefício. Porém, caso a senha seja perdida é necessário recuperar para continuar sacando a quantia.

Perdi a senha do app do Bolsa Família, como recuperar? Veja passo a passo
Perdi a senha do cartão do Bolsa Família, como recuperar? Veja passo a passo (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O programa Bolsa Família existe desde 2003 e contempla 14,6 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social. A média de pagamento é de R$ 192, porém, o valor recebido é variável, conforme a composição familiar.

Esses beneficiários são selecionados com base nos dados informados no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. Dessa maneira, estão incluídos os que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza. Veja abaixo os critérios do Bolsa Família:

O pagamento ocorre de forma escalonada, nos últimos dez dias úteis do mês, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS). Os saques podem ser realizados nas agências da Caixa Econômica Federal, usando o cartão e a senha.

Empréstimo Consignado do Bolsa Família: Quem Tem Direito ao Crédito Especial?

Porém, em caso da perca da senha do cartão do Bolsa Família, o beneficiário poderá conseguir alterar a senha antiga ligando para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, no telefone 0800 726 0207.

A ligação é gratuita e o beneficiário poderá solicitar a alteração de senha do cartão Bolsa Família na Lotérica mais perto da sua casa. Depois é só comparecer na Lotérica e cadastrar a nova senha.

Após isso, será necessário desbloquear a senha do cartão Bolsa Família. Para isso, basta fazer o desbloqueio na agência da Caixa Econômica Federal ou na lotérica.

A Caixa realiza essas operações da forma mais simples possível, a fim de proporcionar aos seus clientes acesso aos serviços de forma rápida e sem burocracia.

A partir desse mês de novembro, o Governo Federal dará início ao pagamento do Auxílio Brasil. O novo programa assistencial irá substituir o Bolsa Família e irá ampliar o número de beneficiários e a média de pagamento.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile