Anúncios com vagas de emprego exigindo vacinação crescem mais de 500%

Empresas têm demonstrado preocupação com a saúde de seus colaboradores, a estratégia é exigir que todos os funcionários sejam vacinados. Com isso, até nas vagas de emprego a exigência tem sido feita.

Anúncios com vagas de emprego exigindo vacinação crescem mais de 500%
Anúncios com vagas de emprego exigindo vacinação crescem mais de 500% (Imagem: FDR)

De acordo com dados levantados pelo portal G1, até o dia de ontem, 15 de novembro, 73,58% da população brasileira havia sido vacinada, os dados incluem a primeira e a segunda dose.

Nesse momento em que a oferta de vagas de emprego tem aumentado, as empresas estão exigindo cada vez mais que os seus novos colaboradores já estejam imunizados.

Vagas de emprego X Vacinação

Entre os meses de agosto a outubro, a  plataforma de empregos Indeed registrou um crescimento de 515% no número de anúncios de vagas que pedem obrigatoriamente a imunização.

Para se ter noção desse crescimento, em agosto, a mesma plataforma registrou 32 anúncios de vaga exigindo a imunização a cada milhão de anúncios; passando para 154 por milhão em setembro e 318 anúncios de vaga por milhão em outubro.

É um crescimento bastante expressivo e que deve continuar. Pois, as empresas têm demonstrado uma preocupação com a saúde de seus colaboradores, tanto os que já fazem parte da equipe, quanto os novos.

Prova disso é que em algumas delas já há uma política de demissão por justa causa.

É sempre bom lembrar que essa ação dependente das regras internas da empresa e que todos os colaboradores devem ser informados quanto a essa questão.

No início desse ano o Ministério Público do Trabalho (MPT) afirmou que as empresas podem optar pela demissão por justa causa. Mas, recentemente, criou um novo decreto que proíbe a demissão por esse mesmo motivo. 

Além disso, o STF também já afirmou que, mesmo sem poder obrigar os brasileiros a se vacinarem, o Estado pode impor medidas restritivas a quem se recusar a receber o imunizante.

Se você está em busca de vagas de emprego, deve ficar atento à descrição de cada oportunidade.

Pois, é lá que as empresas devem informar essa exigência de vacinação. Caso o contratante exija, os novos colaboradores terão que apresentar a carteira de vacinação dentro da data.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.