Banco está fechado? PIX continua funcionando nos finais de semana e feriados

Os bancos ficam fechados durante os finais de semanas e feriados, porém, a ferramenta PIX pode continuar sendo usada pelos clientes para realizar as sua transações online.

Banco está fechado? PIX continua funcionando nos finais de semana e feriados
Banco está fechado? PIX continua funcionando nos finais de semana e feriados (Imagem: Montagem / FDR)

O PIX é uma forma de transferência que foi criada pelo Banco Central e funciona 24 horas por dia, nos sete dias por semana. As transações TED e DOC só poderiam ser realizadas durante a semana, e com horário limitado. 

Em quanto tempo faço um PIX?

As transações são feitas em 10 segundos e o dinheiro é recebido no mesmo minuto pelo recebedor.

Como cadastrar o PIX?

Para realizar o seu cadastro é preciso que o usuário crie uma chave Pix, ela representa o seu endereço.

As chaves Pix podem ser CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chave aleatória.

A última faz com que os usuários possam receber o seu pagamento sem que seja necessário informar dados pessoais.

Ao todo, cada cidadão pode ter até cinco chaves, e se preferir uma em cada banco.

Como realizar as transações?

  • Acesse o aplicativo do seu banco
  • Clique em “PIX”
  • Insira a chave do recebedor;
  • Informe o valor a ser transferido;
  • Confirme os dados preenchidos digitando a sua senha.

Novo limite

Em outubro, o Banco Central determinou um novo limite para as transações realizadas entre 20h até 6h para as pessoas físicas por meio de Pix ou boleto. As mudanças foram realizadas para trazer mais seguranças aos usuários.

Apesar dessa mudança, isso não muda o fato de que o valor enviado por PIX pode cair em segundos na conta do beneficiado.

Para não gerar impactos essas mudanças o Banco Central determinou que os usuários podem entrar em contato com o banco para alterar o seu limite. Os bancos devem efetivar o cadastro entre 24 e 48 horas depois da solicitação.  

Para quem são as restrições?

Essas restrições valem para  transações entre Pessoas Físicas. Sendo assim, o pagamento de boletos para beneficiários Pessoa Jurídica (PJ) seguem as regras atuais.

 Novidades em novembro

A partir do dia 16 de novembro podem vigorar outras novas medidas, de acordo com o Banco Central.

Uma delas é que o banco poderá realizar o bloqueio preventivo de uma conta pelo período de 72 horas, se for identificada alguma tentativa de fraude. 

Para isso, deve ser emitida uma notificação e um mecanismo para averiguar as informações de uma chave PIX.

Os bancos passarão a ser responsabilizados caso seja comprovado que a fraude tenha se dado devido a falhas nos mecanismos de segurança. 

A notificação de infração deixará de ser facultativa e passará a ser obrigatória. Mecanismo visa permitir que os bancos registrem uma marcação na chave PIX, no CPF/CNPJ do usuário e no número da conta quando há “fundada suspeita de fraude”.

As informações serão compartilhadas com as demais instituições financeiras para aumentar aos mecanismos de prevenção a fraudes.