Cartão Cidadão: Quem tem direito e como funciona auxílio em Porto Alegre

A partir do dia 16 de novembro quem tem direito ao Cartão Cidadão em Porto Alegre poderá retirá-lo no Gigantinho. A iniciativa garantirá créditos em dinheiro no cartão, que poderão ser utilizados em estabelecimentos da Rede Vero.

O programa Cartão Cidadão é uma parceria entre o governo estadual do Rio Grande do Sul e o Sport Club Internacional. O clube irá devolver parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os beneficiários.

Serão beneficiados com o Cartão Cidadão as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico)  para Programas Sociais do Governo Federal que recebem o Bolsa Família ou que tenham dependentes na rede estadual do Ensino Médio.

A iniciativa garantirá o pagamento da ajuda financeira no mês de dezembro. Além do Sport Club Internacional o programa Cartão Cidadão conta com a parceria do Banrisul, Banricard e Procergs.

A estimativa é que mais de 432 mil famílias do Rio Grande do Sul sejam beneficiadas, recebendo R$ 400 por ano, sendo R$ 100 a cada trimestre. Todos os parceiros irão participar do Devolve ICMS.

Em Porto Alegre, mais de 53 mil famílias serão beneficiadas, sendo que o Banrisul irá realizar a distribuição dos cartões no Gigantinho entre os dias 16 e 26 de novembro. A entrega acontecerá de forma escalonada, conforme a inicial do nome dos beneficiários.

A entrega será de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Gigantinho. O ginásio fica localizado na Avenida Padre Cacique, 891, ao lado do estádio Beira-Rio. A divisão dos beneficiários visa evitar aglomerações, diante da atual situação de pandemia. Veja o calendário de entrega dos cartões abaixo:

  • 16 de novembro: letras A, B;
  • 17 de novembro: C, D;
  • 18 de novembro: E, F, G;
  • 19 de novembro: H, I, J;
  • 22 de novembro: K, L;
  • 23 de novembro: M;
  • 24 de novembro: N, O, P, Q, R;
  • 25 de novembro: S, T, U;
  • 26 de novembro: V, W, X, Y, Z.

Os beneficiários do interior do estado também seguirão o mesmo calendário de entrega. Os locais para a retirada serão informados no dite do programa Devolve ICMS RS.

Para retirar o cartão é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto e número de CPF. Além disso, será exigido o uso de máscara.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.