Pente fino do INSS vai cancelar 85 mil benefícios; saiba como salvar o seu!

Brasileiros podem perder o direito de seus benefícios. Na última semana, o INSS informou que cerca de 85 mil segurados devem regularizar os cadastros. O procedimento faz parte da operação pente fino que tem como finalidade cancelar o pagamento de quem estiver com a pericia médica e a documentação desatualizados.

Pente fino do INSS vai cancelar 85 mil benefícios; saiba como salvar o seu! (Imagem: FDR)
Pente fino do INSS vai cancelar 85 mil benefícios; saiba como salvar o seu! (Imagem: FDR)

Os benefícios por incapacidade, concedidos pelo INSS, estão passando por um processo de vistoria. Os segurados tiveram seus cadastros analisados de modo que aqueles que estão sem algum documento ou com a perícia atrasada foram notificados para rever a situação.

O procedimento de revisão e correção dos dados é de caráter obrigatório e pode implicar na suspensão dos abonos. Normalmente, os segurados vinculados ao Auxílio Doença, BPC, entre outros, vem sendo os mais afetados mediante atrasos na marcação da perícia.

Atualização da perícia médica é obrigatória

Para evitar a suspensão do pagamento o INSS exige que o titular marque uma avaliação médica com seus peritos. O procedimento é gratuito e pode ser agendado através do Meu INSS seguindo os passos abaixo:

  • Acessar a página do Meu INSS (pelo site ou aplicativo);
  • Fazer o login e vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu do lado esquerdo;
  • Clicar em “Agendar Novo”;
  • Acompanhar o pedido em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”;
  • Comparecer na data marcada para a perícia médica.

Documentação exigida

Além da realização da perícia, o INSS solicita também que o segurado apresente os seguintes documentos para comprovar seu registro:

  • Documentos de identificação pessoal
  • Comprovante de renda e residência
  • Meios de contato
  • Atestados e laudos médicos;
  • Atestado de Saúde Ocupacional;
  • Exames de imagem;
  • Prontuários médicos;
  • Comprovantes de internação hospitalar;
  • Ficha de evolução clínica;
  • Receitas médicas com prescrição de uso de medicamentos;
  • Bula dos medicamentos que contenham advertência de possíveis efeitos colaterais.

Demais regras de concessão

Com a documentação e perícia médica confirmada, por fim, o cidadão deve se ater as regras de concessão do abono no qual está vinculado. Uma vez em que há mais de um benefício por incapacidade, ele precisa observar quais são as exigências do qual vem sendo contemplado e garantir cumprir todos os requisitos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.