Novo prazo para renovação de contrato com o FIES foi aprovado pelo MEC

Na última sexta-feira (5), o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União a portaria que prorroga a renovação dos contratos com o FIES 2021. A prorrogação contempla os contratos simplificados e não simplificados, do 1º e 2º semestres deste ano.

De acordo com a portaria, os contratos concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) poderão ser renovados até o dia 31 de dezembro. O novo prazo é válido para os todos os contratos semestrais.

A prorrogação da renovação semestral do fundo deve ser feita pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Essa plataforma está disponível no site do Ministério da Educação.

De acordo com o órgão, a prorrogação do prazo tem como intuito garantir que todos os estudantes possam realizar os aditamentos durante este período de pandemia de covid-19.

Os aditamentos não simplificados, ou seja, que precisam passar por alguma alteração no contrato, precisa que seja apresentado novos documentos para a comprovação. Já para os aditamentos simplificados, a renovação é efetivada com a validação do estudante no sistema.

É importante lembrar que a renovação dos contratos do FIES é realizado todos os semestres. O pedido é feito pela instituição de ensino. Após isso, o estudante deve validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado em 1999 e oferta duas modalidades para o ingresso no ensino superior de instituições privadas. Sendo assim, o programa do Governo Federal que tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos.

Desde 2018, o programa oferece duas modalidades de financiamento. O FIES é operado pelo Governo Federal, sem incidência de juros. Esse é destinado aos estudantes que possuem uma renda familiar per capita de até três salários mínimos.

A outra modalidade é o P-Fies que funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros. Esse é destinado aos estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Em ambas as situações, o curso escolhido possui algumas limitações, de acordo com a renda familiar. Neste ano, as inscrições aconteceram entre os dias 26 a 29 de janeiro, com resultado divulgado no início de fevereiro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.