Aprovado no Senado programa de crédito para empresários e produtores rurais

Nova linha de crédito é aprovada no Brasil. Na última semana, os representantes do Senado se reuniram para aprovar o projeto de lei que prevê a concessão de empréstimos para os empreendedores rurais. A proposta tem como finalidade injetar em torno de R$ 50 bilhões nesse segmento.

Com o atual cenário de crise econômica, o Senado aprovou um projeto de lei para a concessão de uma linha de créditos aos pequenos negócios, trabalhadores autônomos e produtores rurais.

Para ter acesso, no entanto, será necessário cumprir alguns requisitos básicos e seu funcionamento deve valer até 31 de dezembro deste ano.

Detalhes da linha de crédito rural

De acordo com o texto, o programa de estimulo ao crédito funcionará com foco nos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas e produtores rurais. Para ter acesso é preciso comprovar o faturamento anual entre quatro milhões e 800 mil reais.

A solicitação ficará disponível até 31 de dezembro deste ano, podendo ser feita diretamente nas agencias bancárias. Para que as instituições concedam o valor, o governo injetará R$ 50 bilhões em suas folhas orçamentárias.

Até o momento, no entanto, não foram divulgados os detalhes com relação as suas taxas de juros e demais questões contratuais. A previsão é que essas informações sejam liberadas nos próximos dias.

Proposta é questionada no Senado

Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, se manifestou contra a proposta afirmando que ela pode ampliar os indicativos de endividamento desse grupo. A parlamentar pontou que acredita não ser uma medida segura para o atual momento de crise.

“Então, isso aqui é um chamamento de quem não quebrou ainda para quebrar, porque não há nenhuma atividade no Brasil hoje – nenhuma! – que consegue realmente pagar os juros, as taxas que existem, as garantias que exigem”, afirmou Izalci.

O líder do governo, Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, pontuou ainda que não se pode validar o projeto sem que antes sejam apresentados os indicativos de seu funcionamento. Qual será o prazo? Qual será a carência? Quais serão os juros? Questionou aos colegas que não apresentaram uma devolutiva.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.