Não tem carro? Preço do diesel também vai aumentar passagem de ônibus em SP

Nesta quinta-feira, 4, Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, disse acreditar ser “inevitável” o aumento no preço da passagem de ônibus na capital em 2022. Ou seja, até mesmo quem não possuí automóveis será prejudicado.

O prefeito explicou que a alta nos preços do diesel deve causar um aumento na tarifa do transporte no ano que vem, caso os preços não voltem ao que era praticado antes da pandemia. 

“Se o preço do óleo diesel voltar ao patamar que estava no início do ano, a gente não vai ter aumento. Agora, a tendência é que o diesel feche o ano aumento 60%. É praticamente impossível você não ter isso refletido na tarifa”, disse o Nunes em entrevista à Rádio Eldorado.

Nunes teceu críticas ao presidente Bolsonaro, a quem atribuiu a razão pelo crescimento dos preços dos combustíveis afirmando que “o governo federal não conseguiu conter” os aumentos do valor do diesel.

“Era muito importante não ter aumento de tarifa, mas quando você tem o aumento do diesel que o governo federal não conseguiu conter… A gente ouviu muito discurso anteriormente, mas, na prática, isso não tá acontecendo, é natural que você acabe levando isso para o preço da tarifa. Ou aumentar o subsídio”, disse.

A tarifa do transporte público na cidade de São Paulo é de R$4,40 atualmente, valor congelado há dois anos.

Mesmo com a diminuição na quantidade de passageiros circulando pela cidade através do sistema de transporte em decorrência da pandemia, o prefeito afirmou que o subsídio pago pela prefeitura às empresas de ônibus da cidade deve ser de até R$ 3,3 bilhões.

De acordo com estudos da SPTrans acessados pelo Portal G1, revelaram que o valor do subsídio neste ano pode bater o recorde de R$4,2 bilhões por conta da pandemia.

“Ano passado, o subsídio foi de R$ 3,3 bilhões e neste ano não passará de R$ 3,3 bilhões. Não vai passar porque nós fomos fazendo adequações. Fomos fazendo uma séria de ajustes com o sistema. Por exemplo, nós lançamos agora o edital para fazer a concessão dos terminais. A gente vai ter uma economia de aproximadamente R$ 200 milhões”, disse Nunes.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.