Cabeleireiro, manicure e outras profissões que recebem benefícios do INSS sem CLT

Trabalhadores autônomos têm direito à aposentadoria de forma específica. Com a pandemia do novo coronavírus, cresceram os índices de cidadãos que estão trabalhando fora do regime CLT. Atividades como cabeleireiro, manicure, entregador de app, entre outras, podem ser garantidas pelo INSS por meio da contribuição individual.

Cabelereiro, manicure e outros que recebem benefícios do INSS sem CLT (Imagem: FDR)
Cabelereiro, manicure e outros que recebem benefícios do INSS sem CLT (Imagem: FDR)

A contribuição individual do INSS nada mais é do que um tipo especifico de repasse que pode ser feito pelo cidadão que não está de carteira assinada.

Ela garante que ele se mantenha dentro da folha orçamentária da previdência, podendo liberar a aposentadoria a depender de todo o valor repassado.

Quem pode fazer a contribuição individual do INSS?

De modo geral, esse tipo de pagamento previdenciário é destinado para:

  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Contribuintes individuais;
  • Trabalhadores rurais.

Isso significa dizer que qualquer sujeito que atue de forma autônoma, sem estar vinculado a demais programas como o MEI ou o Simples Nacional, pode fazer esse tipo de contribuição.

Principais vantagens da contribuição individual

Quem passa a fazer seu próprio pagamento para o INSS têm direito aos seguintes abonos:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade e invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Reabilitação profissional.

Valor pago

Para poder fazer o pagamento é preciso levar em consideração a renda mensal e o tipo de recolhimento. Há quem deseje repassar 20% do valor recebido, já outros pagam apenas 11%.

Tudo depende de acordo com a quantia que entra mensalmente na conta do segurado. Para simular os repasses basta acessar nossa calculadora previdenciária.

Como contribuir individualmente

O primeiro passo é entrar no Meu INSS e acessar o portal de contribuições. Por meio dele, basta você escolher o tipo de repasse que deseja e passar a gerar as guias mensais de pagamento.

É válido ressaltar que o contribuinte individual tem o direito de trocar de modalidade previdenciária caso passe a atuar de carteira assinada. Nessa situação, o valor repassado permanece contabilizado pelo INSS para garantir a concessão da aposentadoria.

Para mais informações sobre os tipos de contribuições previdenciárias acesse nossa página exclusiva do INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.