Três concursos no estado de Alagoas são cancelados pelo governo estadual. As seleções já vinham sendo aplicadas, mas os resultados serão suspensos; entenda melhor a situações e seus desdobramentos.
Na última sexta-feira, 29, o Governo do Estado de Alagoas anunciou o cancelamento de três processos seletivos:
Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, com a decisão as fases já realizadas desses processos seletivos serão canceladas.
Cancelamento de concursos em Alagoas
As seleções não estão com status de suspensas, mas sim de canceladas e essa atitude foi tomada após investigações encontrarem fraudes nos processos seletivos.
A decisão foi anunciada em nota oficial divulgada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag AL), confira abaixo um trecho do documento.
“A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) decidiu cancelar as fases já realizadas de três concursos da Segurança Pública, após o resultado da primeira fase da Operação Loki, deflagrada pela Polícia Civil.
A investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso, que estaria agindo contra a lisura não só das provas da PMAL, mas também de outros dois certames: o da Polícia Civil e o do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.
Dada a extensão da fraude, os resultados preliminares da investigação em andamento deixam clara a impossibilidade da plena identificação de todos os que se beneficiaram com o crime, de forma que impede a exclusão apenas dos envolvidos no esquema, conforme preveem os itens 15.27 e 15.28 do edital.”
O secretário Fábio Marques também comentou sobre o caso durante uma live realizada na última sexta-feira (29). Ele afirmou que a situações é bastante grave e que seria impossível fazer apenas a desclassificação de quem cometeu a fraude.
A banca organizadora das seleções é a Cebraspe, a empresa ainda vai divulgar como ficará a situação dos participantes que acabaram sendo prejudicados com o cancelamento.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.